Família Sassi

Você fala português? Está procurando os ancestrais italianos? Deixe aqui o teu recado. Faremos todo o possível para ajudar.

Moderatori: crviero, Collaboratori, Staff

julianaabrantes
Livello1
Livello1

Família Sassi

Messaggio da julianaabrantes »

Boa noite. :)

Eu me chamo Juliana e estou à procura da certidão de nascimento do meu tataravô para pedir a minha cidadania italiana. Já consegui todas as outras certidões e aqui estão as informações que constam nelas, sendo que algumas divergem de uma certidão para a outra:

Nome do tataravô: João Sassi
Ano de nascimento: 1884 (Certidão de Casamento); 1888 (Certidão de Óbito); 17/08/1888 (Cemitério)
Local de Nascimento: Província de Verona, do Reino da Itália
Nome do pai: Gaetano Sassi
Nome da mãe: Sofia Corassotte (Casamento); Sophia Soroppe (Nascimento do bisavô - Luís Sassi); Sofia Rosato (Óbito) - Já falecida na data do casamento
Data de casamento: 20/04/1912
Local de casamento: Descalvado/SP - Brasil
Nome da esposa: Eufrozina Maria da Conceição
Data de óbito: 07/05/1953

Agradeço por qualquer informação que possa me ajudar!

crviero
Moderatore
Moderatore

Messaggio da crviero »

Olá Juliana, bem vinda!
Em qual documento você obteve a informação que são originários de Verona (prov.)?

Você cita Sofia Rosato (óbito). Onde faleceu e em que data? Você tem a certidão?
Tem alguma informação sobre a chegada da família no Brasil?

julianaabrantes
Livello1
Livello1

Muito obrigada!

Na certidão de casamento do meu tataravô (João Sassi) consta que ele é natural da Província de Verona.
Sobre a Sofia, não tenho informações. Apenas sei que ela já era falecida na data do casamento do meu tataravô. Não sei se ela foi com a família para o Brasil ou se faleceu na Itália. Até sobre o sobrenome dela não tenho certeza, pois em cada certidão aparece de uma forma diferente.
Sobre a chegada da família, pesquisei no site do Museu do Imigrante, mas não consegui encontrar nenhuma informação.

É possível anexar as certidões aqui?

ziadani
Amministratore
Amministratore

Messaggio da ziadani »

Istruzioni per l'inserimento di immagini

https://www.tuttogenealogia.it/index.ph ... ic&t=11128

mmogno
Collaboratore
Collaboratore

Messaggio da mmogno »

Sai quando, con chi, dove João Sassi è arrivato in Brasile?
Gaetano è morto in Brasile? Hai cercato l'atto di morte?
Hai cercato l'atto di nascita o di battesimo dei figli di João, per vedere se ci sono altre informazioni sulla provenienza?

crviero
Moderatore
Moderatore

Messaggio da crviero »

Juliana,
creio que o Gaetano Sassi que consta nos registros do Museu do Imigrante em SP seja teu antepassado. Observe que na sequência, há um Luigi Sassi, que pode ser um irmão.

Nr de ordem: 72.774
http://www.inci.org.br/acervodigital/up ... 08_252.pdf

Observações:
Acredito que Gaetano ficou viúvo ainda na Itália, casou-se com Catterina. Ela, também viúva, tinha uma filha de nome Maria Stevanini. Por isso aparece como "enteada".

Sofia, a mãe de João (Giovanni Battista) deve ter falecido ainda na Itália, entre 1884 e início de 1888.

Os filhos de Gaetano;
1. G. B. = Giovanni Battista, com 3 anos (1887-3=1884, ano provável do nascimento de "João Sassi". No casamento de João Sassi em 20/04/1912 ele tinha 28 anos (1912-28=1884).

2. Cirillo, 6 anos.

mmogno
Collaboratore
Collaboratore

Messaggio da mmogno »

Per caso sai il nome del padre di Gaetano?
Emilio Lussu: “Che ne sarebbe della civiltà del mondo, se l’ingiusta violenza si potesse sempre imporre senza resistenza?”
🇺🇦 Slava Ukraine! 🇺🇦
🎗🇮🇱תחי ישראל🇮🇱🎗

julianaabrantes
Livello1
Livello1

mmogno ha scritto:Sai quando, con chi, dove João Sassi è arrivato in Brasile?
Gaetano è morto in Brasile? Hai cercato l'atto di morte?
Hai cercato l'atto di nascita o di battesimo dei figli di João, per vedere se ci sono altre informazioni sulla provenienza?
Eu sei que o João foi para o Brasil com o seu pai, pois na certidão de casamento dele diz que o pai estava presente e que residia em São Carlos, uma cidade próxima a Descalvado. Já a mãe, Sofia, era falecida.
Eu também tenho a certidão de nascimento do meu bisavô (Luis Sassi) onde consta que o João era italiano e que o Gaetano residia em Descalvado. Assim, não sei se o Gaetano faleceu em uma destas cidades ou em outra. Fiz uma busca nos cemitérios, mas não consta o nome dele.
Creio que a família chegou no porto de Santos, pois é o mais próximo da região de Descalvado.
Agora, o cartório está buscando pelas certidões dos irmãos do meu bisavô Luis para ver se encontramos mais informações.

julianaabrantes
Livello1
Livello1

mmogno ha scritto:Per caso sai il nome del padre di Gaetano?
Não encontrei essa informação. :/

julianaabrantes
Livello1
Livello1

crviero ha scritto:Juliana,
creio que o Gaetano Sassi que consta nos registros do Museu do Imigrante em SP seja teu antepassado. Observe que na sequência, há um Luigi Sassi, que pode ser um irmão.

Nr de ordem: 72.774
http://www.inci.org.br/acervodigital/up ... 08_252.pdf

Observações:
Acredito que Gaetano ficou viúvo ainda na Itália, casou-se com Catterina. Ela, também viúva, tinha uma filha de nome Maria Stevanini. Por isso aparece como "enteada".

Sofia, a mãe de João (Giovanni Battista) deve ter falecido ainda na Itália, entre 1884 e início de 1888.

Os filhos de Gaetano;
1. G. B. = Giovanni Battista, com 3 anos (1887-3=1884, ano provável do nascimento de "João Sassi". No casamento de João Sassi em 20/04/1912 ele tinha 28 anos (1912-28=1884).

2. Cirillo, 6 anos.
Faz muito sentido. Eu não sabia que G. B. era Giovanni Battista. Na minha família, há uma história de que o João foi para o Brasil no mesmo navio que um primo, o que nos ajuda a acreditar que o Gaetano e o Luigi eram irmãos.
Sendo de fato esta família, como poderíamos fazer para encontrar a cidade de origem deles?

mmogno
Collaboratore
Collaboratore

Messaggio da mmogno »

julianaabrantes ha scritto:Na minha família, há uma história de que o João foi para o Brasil no mesmo navio que um primo, o que nos ajuda a acreditar que o Gaetano e o Luigi eram irmãos.
Sendo de fato esta família, como poderíamos fazer para encontrar a cidade de origem deles?
Luigi Sassi è arrivato in Brasile il 20.02.1888 con la famiglia. Il padre si chiamava Guerrino. La moglie di Luigi era Rosa Caleffi di Giovanni (già morto nel 1874). Il figlio Italo era nato il 06.08.1866. I gemelli Dante e Fiordalice invece il 23.07.1874.

julianaabrantes
Livello1
Livello1

mmogno ha scritto:
julianaabrantes ha scritto:Na minha família, há uma história de que o João foi para o Brasil no mesmo navio que um primo, o que nos ajuda a acreditar que o Gaetano e o Luigi eram irmãos.
Luigi Sassi è arrivato in Brasile il 20.02.1888 con la famiglia. Il padre si chiamava Guerrino. La moglie di Luigi era Rosa Caleffi di Giovanni (già morto nel 1874). Il figlio Italo era nato il 06.08.1866. I gemelli Dante e Fiordalice invece il 23.07.1874.
Consegui encontrar a informação que os gêmeos Dante e Fiordalice nasceram na Comune de Castel d'Ario e que o Luigi e sua família ainda residiam lá um mês antes da viagem para o Brasil. Creio que a Rosa e o Luigi se casaram na Comune de Bigarello.
Eu, porém, ainda não consegui encontrar algo que confirme que ele e o Gaetano eram irmãos.

mmogno
Collaboratore
Collaboratore

Messaggio da mmogno »

Sì, ci sono anche degli altri Sassi che si sono trasferiti da Bigarello a Castel d'Ario, non solo la famiglia di Luigi. Un Giovanni Sassi di Guerrino è nato a Bigarello, ma è morto a Castel d'Ario nel 1900 a 55 anni.
Albina Sassi, figlia di Luigi e Rosa Caleffi, nata a Bigarello è morta a Castel d'Ario nel 1883 a 22 anni. Anche Italo era nato a Bigarello, mentre Dante e Fiordalice sono nati a Castel d'Ario.

crviero
Moderatore
Moderatore

Messaggio da crviero »

Matrimônio João Sassi:
https://www.familysearch.org/ark:/61903 ... cc=2177299

Matrimônio Attilio Sassi (deve ser o mesmo Cirillo na relação do vapor):
https://www.familysearch.org/ark:/61903 ... cc=2177299

O sobrenome da mãe, Sofia, aparece como Casatti e Caraçoti/Casaçoti?

Juliana, sugiro que você informe-se no Cartório de Descalvado sobre esse casamento do Attilio se há alguma informação sobre o local de nascimento dele, já que é mais antigo (1902).

crviero
Moderatore
Moderatore

Messaggio da crviero »

Maria Stevanini (enteada de Gaetano Sassi, vide relação de desembarque) casou-se em Descalvado antes de 1897 com Luigi Mazzali (Mazzari). Nos registros da igreja faltam justamente os anos 1896/1897.
Seria interessante verificar no cartório civil esse casamento, se existe alguma informação sobre o local de nascimento e os nomes dos pais completos (nome e sobrenome), já que supostamente Gaetano casou-se pela segunda vez com Catterina - mãe da Maria Stevanini .

Rispondi