Busco a comune onde meu avô materno nasceu

Você fala português? Está procurando os ancestrais italianos? Deixe aqui o teu recado. Faremos todo o possível para ajudar.

Moderatori: crviero, Staff, Collaboratori

Rispondi
Wladimir
Livello1
Livello1
Contatta:

Busco a comune onde meu avô materno nasceu

Messaggio da Wladimir »

Meu avô, aqui no Brasil chamava-se José Marchetti. Consta que ele nasceu em Veneza a 01 de março de 1898.

Seus pais, meus bisavós, aqui no Brasil chamavam-se Domingos Marchetti e Marianna Felotto ou Felotti.

Contudo, encontrei informações de que ele veio ao Brasil, com seus pais, a 22/08/1896, pelo Vapor Attivitá, quando tinha apenas dois anos de idade, desembarcando no Rio de Janeiro e seguido para Juiz de Fora-MG.

Necessito de sua certidão de nascimento e de seus pais para regularizar documentação.

crviero
Moderatore
Moderatore
Contatta:

Re: Busco a comune onde meu avô materno nasceu

Messaggio da crviero »

@Wladimir,

nos registros da Hospedaria de Juiz de Fora, consta que a família é originária de Verona (da cidade ou da província?).
Veja a imagem do registro>>>
http://www.siaapm.cultura.mg.gov.br/mod ... p?lid=1235

Se a família chegou em 1896 e o José (Giuseppe) que você cita nasceu em 1898, então o nascimento dele ocorreu no Brasil e não na Itália (Veneza, como você cita).
Quais documentos você tem de José (Giuseppe)? Casamento?
E dos pais dele, Domenico e Marianna, tens as certidões de óbito?
Tiveram outros filhos?

Documentos só podem ser emitidos pelos órgãos competentes italianos (Comune/Paróquia) quando houver todos os dados: local de nascimento exato, datas, etc.
Para se chegar a esse ponto é necessário munir-se de toda informação possível.

Wladimir
Livello1
Livello1
Contatta:

Messaggio da Wladimir »

Obrigado pelo retorno!
Na verdade há grave erro na documentação brasileira.
Meu avô casou-se com minha avó aqui no Brasil.
Ela veio da Itália, da província de Udine, comune de Ronchis, com cinco anos de idade e chegou ao Brasil pelo Porto de Santos no valor Minas Gerais em 30/03/1899.
Contudo, na certidão de casamento dela no Brasil consta que ela nasceu também em 1898.
Dela eu tenho cópia do ato de nascimento.

mmogno
Collaboratore
Collaboratore
Contatta:

Messaggio da mmogno »

Dove hai trovato la data del 1° marzo 1898? Se Giuseppe Marchetti aveva 2 anni quando è arrivato in Brasile nel 1896 è evidente che qualcosa non funziona nelle date che hai fornito. Dove hai trovato che il cognome della madre fosse Felotto/i? Al momento in Italia questo cognome quasi non esiste. Potrebbe essere Velotto, che è un cognome molto raro, ma esiste anche in provincia di Verona.
Emilio Lussu: “Che ne sarebbe della civiltà del mondo, se l’ingiusta violenza si potesse sempre imporre senza resistenza?” 🇺🇦 Slava Ukraine! 🇺🇦 🇮🇱תחי ישראל🇮🇱

Wladimir
Livello1
Livello1
Contatta:

Messaggio da Wladimir »

Claramente há erro nos registros brasileiros.
Mudaram o nome do meu avô e dos meus bisavôs.
Até a data de nascimento dele foi mudada.
Ele não pode ter nascido em 1898, assim como minha avó, pois dela tenho a ata de nascimento em 1893.
Assim, meu avô nasceu entre 1893 e 1894.
O sobrenome de minha bisavó: Felotto ou Felotti somente aparece na certidão de casamento de meu avô aqui no Brasil.

Wladimir
Livello1
Livello1
Contatta:

Messaggio da Wladimir »

crviero ha scritto:
lunedì 19 dicembre 2022, 15:03
@Wladimir,

nos registros da Hospedaria de Juiz de Fora, consta que a família é originária de Verona (da cidade ou da província?).
Veja a imagem do registro>>>
http://www.siaapm.cultura.mg.gov.br/mod ... p?lid=1235

Se a família chegou em 1896 e o José (Giuseppe) que você cita nasceu em 1898, então o nascimento dele ocorreu no Brasil e não na Itália (Veneza, como você cita).
Quais documentos você tem de José (Giuseppe)? Casamento?
E dos pais dele, Domenico e Marianna, tens as certidões de óbito?
Tiveram outros filhos?

Documentos só podem ser emitidos pelos órgãos competentes italianos (Comune/Paróquia) quando houver todos os dados: local de nascimento exato, datas, etc.
Para se chegar a esse ponto é necessário munir-se de toda informação possível.
Meus bisavós tiveram dois filhos aqui no Brasil: Noel ou Manoel Marchetti e Mário Marchetti

crviero
Moderatore
Moderatore
Contatta:

Messaggio da crviero »

Olá @Wladimir

Como já havia escrito anteriormente, uma pesquisa profícua baseia-se na coleta de documentos (certidões, registros).

Assim, sugeriria a você (se ainda não o fez) encontrar os registros de óbito de Domingos (Domenico) Marchetti e de Marianna Felotto/i. Esses documentos poderão conter os nomes e sobrenomes dos pais deles, os quais facilitarão na localização/delimitação da zona de busca.

Você tem as certidões de nascimentos destes dois filhos: Noel/Manoel e Mário? Nelas também devem conter os nomes dos avós paternos e maternos.

Você deve ter observado que muitos dos arquivos do registro civil de Minas Gerais e São Paulo (período de 1889 a 1929), embora estejam no Familysearch, estão bloqueados para consulta online. Nesse caso deve-se dirigir presencialmente num Centro de História da Família da Igreja Mórmon mais próxima.

No site Antenati: https://www.antenati.san.beniculturali. ... chivio=261 - os arquivos dos "Comuni" da província de Verona estão disponíveis, mas nem todos contemplam os anos que desejamos.

mmogno
Collaboratore
Collaboratore
Contatta:

Messaggio da mmogno »

Wladimir ha scritto:
giovedì 29 dicembre 2022, 22:40
....
O sobrenome de minha bisavó: Felotto ou Felotti somente aparece na certidão de casamento de meu avô aqui no Brasil.
Puoi postare qui un link o l'immagine di questo certificato? inserimento-immagini
Emilio Lussu: “Che ne sarebbe della civiltà del mondo, se l’ingiusta violenza si potesse sempre imporre senza resistenza?” 🇺🇦 Slava Ukraine! 🇺🇦 🇮🇱תחי ישראל🇮🇱

Rispondi