Pesquisa nascimento – Baptista Poi

Você fala português? Está procurando os ancestrais italianos? Deixe aqui o teu recado. Faremos todo o possível para ajudar.

Moderatori: crviero, Staff, Collaboratori

Rispondi
Rodrigo.Poi
Livello1
Livello1
Contatta:

Pesquisa nascimento – Baptista Poi

Messaggio da Rodrigo.Poi »

Olá pessoal, espero que estejam bem.

Estou precisando de uma ajuda.

Estou buscando a origem do meu trisavô (Baptista Poi) que veio da Itália junto com a esposa e seus 3 filhos em 13/03/1985.

Pelo que achei ele poderia ter nascido em 1864 e veio falecer em Santa Rita do Passa Quatro (SP) em 1915

No documento de entrada da hospedaria o nome está como:
Baluste Poi (mas acredito que o primeiro nome estava errado, pois os outros documentos do Brasil constam como Baptista Poi)
Rosa Cannone (como consta nos outros documentos de casamentos dos filhos no Brasil)
Carlos Poi (Filho)
Pietro Poi (Filho)
Morglete Poi (Filha, mas em achei o documento de casamento dela é o correto seria Margarida Poi)

José Poi (Meu Bisavô que nasceu no Brasil)

Até onde achei nos documentos, vi referência em Turim, mas procurando não achei nada.

No documento de casamento do filho Pietro achei uma referência que parecia ter nascido em (Parassolo em Novara) e deduzi que poderia ser em Paruzzaro, Novara, Piemonte, Italia, mas não achei nada.

No documento de casamento da filha Margarida achei referência Palacido, Denovara, Itália. Como não achei nenhuma comuni que poderia ter parecido eu acho que poderia ser também Palazzolo Vercellese, Vercelli mas não achei nada também.

Eu fiz todos os cadastros no FamilySearch para facilitar, mas estou sem ideias.
https://www.familysearch.org/tree/perso ... s/GDKK-6V7

Se alguém tiver uma dica eu ficaria muito grato, pois eu estou sem ideias de como continuar.

Eu também não sei se o sobrenome Poi está correto.

Muito obrigado.

crviero
Moderatore
Moderatore
Contatta:

Messaggio da crviero »

Olá @Rodrigo.Poi,

Os sobrenomes podem ter variações em suas grafias ao longo do tempo.
POJ/POI/POY - nos sites Italia.indettaglio.it e cognomix.it aparecem "Poj" e "Poy" no comune de Palazzolo Vercellese.
CANONE/CANNONE - o primeiro também aparece em Palazzolo, mas a segunda forma mais na província de Torino.

Quando você diz que não achei nada também em relação à |Palazzolo Vercellese, significa o quê? Você escreveu para o Comune?
Não me parece que haja registros desse comune para pesquisa online.

Particularmente, acho que seja este o local ao qual se referem nos registros da igreja no Brasil. Assim, você poderia contatar o comune e verificar se está lá o casamento de Battista x Rosa e a partir daí, buscar os documentos mais antigos na paróquia correspondente ao lugar de nascimento deles.

Os nascimentos dos três primeiros filhos também poderiam ser citados, pois assim, teria mais elementos para busca em Palazzolo.

http://www.comune.palazzolovercellese.v ... ficio=9395

Antonio Pierre
Livello1
Livello1
Contatta:

Re: Pesquisa nascimento – Baptista Poi

Messaggio da Antonio Pierre »

Olá Rodrigo, na busca que fiz, no Cognomix, em Novara existe 3 referências de comunas com a família POI, Cressa, Suno e Borgomanero.

Em Torino, mais 3, Torino, San Mauro Torinese e Grugliasco.

Em Vercelli 2, Santhià e Varallo.

Em Biella 1, Biella.

Todas as comunas estão na região de Piemonte, mas a familia POI aparece em outras regiões, sendo elas, Emilia Romagna com 12 famílias, Piemonte com 11, Veneto com 8, Lombardia com 5, Toscana com 5 e Friuli V.G com 2.

Rispondi