Pesquisa Família Durlo

Você fala português? Está procurando os ancestrais italianos? Deixe aqui o teu recado. Faremos todo o possível para ajudar.

Moderatori: crviero, Collaboratori, Staff

Rispondi
lisiscal
Livello1
Livello1

Pesquisa Família Durlo

Messaggio da lisiscal »

Olá pessoal!

Estou realizando a pesquisa da família Durlo e existe uma lacuna de informações sobre o meu bisavô.
Meu trisavô nasceu e casou na Frazzione di Terrossa, comune de Roncà, Província de Verona. Não há o registro de nascimento destes filhos nessa comune. Ele imigrou com a família em 1891 para o Brasil com a esposa e mais 6 filhos.

Filhos e idade que chegaram ao Brasil:
- Giuseppe Durlo - 14 anos
- Teresa Durlo - 13 anos
- Antonio Durlo - 11 anos
- Maria Durlo - 09 anos
- Luiggia Durlo - 04 anos
- Giovanni Durlo - 01 ano

A grande dúvida é onde estes filhos nasceram e quando entraram no porto do Rio de Janeiro.

Na pesquisa realizada até o momento foi identificado o registro de entrada deles no porto de POA em 21.09.1891 vindos do Rio de Janeiro. Estou fazendo a busca em todos os navios que chegaram da Itália no ano de 1891 para tentar verificar se o nome aparece em alguma lista. Utilizei a lista de navios deste site: http://sagamioli.blogspot.com/2010/08/l ... talia.html
Ainda não obtive nenhuma nova informação.

Gostaria de ajuda para dicas e/ou informações de onde ou como posso encontrar a informação de entrada deles no Brasil. Desta forma, há uma pequena possibilidade de identificar de onde eles vieram. Nos registros de casamento e óbito do bisavô e do trisavô não há informações sobre isso. Também não encontrei a informação da data de nascimento exata do bisavô.

Seguem informações:
Trisavô: Giovanni Battista Durlo, nascido em 18.05.1848 na frazzione di Terrossa, comune de Roncà, Província de Verona. Casado com Tiziana Franchetto em 07.10.1874 na paróquia de S.Maria Maddalena di Terrossa. Óbito em 21.06.1900 na cidade de Jaguari, Rio grande do Sul. Chegou em Porto Alegre no dia 21.09.1891 vindo do Rio de Janeiro, com 42 anos. Ele e a família saíram de POA em 13.10.1891 com destino a Jaguari, Rio grande do Sul.

Bisavô: Giuseppe Bolzan, nascido aproximadamente no ano de 1877/1878. Chegou em Porto Alegre com 14 anos. Casou em 25.11.1905 no município de São Vicente, Rio grande do Sul com Rosa Bolzan. Óbito em 10.01.1947 em Jaguari, Rio grande do Sul.

Agradeço se puderem contribuir!

crviero
Moderatore
Moderatore

Messaggio da crviero »

Olá, bem vinda!
Na verdade a família deu entrada no porto do Rio aos 08/09/1891 - vapor Vincenzo Florio.
Consultando a lista de passageiros, a família está listada na página 6-v que inicia na numeração sequencial 337 até 378.
Você vai ver que está grafado como "DURO" e não Durlo...
No livro "Gênese da Colônia Jaguari" pág. 156 também está grafado erroneamente como "Dullo".

lisiscal
Livello1
Livello1

Messaggio da lisiscal »

crviero ha scritto:Olá, bem vinda!
Na verdade a família deu entrada no porto do Rio aos 08/09/1891 - vapor Vincenzo Florio.
Consultando a lista de passageiros, a família está listada na página 6-v que inicia na numeração sequencial 337 até 378.
Você vai ver que está grafado como "DURO" e não Durlo...
No livro "Gênese da Colônia Jaguari" pág. 156 também está grafado erroneamente como "Dullo".
Olá!!! Obrigada! Aliás... Muito muito obrigada! Se não fosse essa sua informação provavelmente passaria anos rodando sem sair do lugar. De verdade, muito obrigada!
Sem querer abusar, mas você possui o livro "Gênese da Colônia Jaguari"? Conseguiria me enviar uma foto do que está descrito nessa página sobre Dullo?

Obrigada!

lisiscal
Livello1
Livello1

Messaggio da lisiscal »

Ciao a tutti!

Cerco il luogo e il certificato di nascita del mio bisnonno Durlo Giuseppe in Italia. Credo che sia nato in Veneto. Ma quale comune? Emigrò in Brasile nel 1891 all'età di 14 anni, insieme ai suoi genitori e fratelli. Suo padre era Durlo Giovanni Battista (Baptista), nato il 18.05.1848 nella frazzione di Terrossa, comune di Roncà, provincia di Verona. Sposò Franchetto Tiziana il 07.10.1874 nella parrocchia di S.Maria Maddalena di Terrossa. Muore il 21 giugno 1919 nella città di Jaguari, Rio Grando do Sul, in Brasile. Tiziana è nata a Terrossa il 05.09.1850.

La famiglia che arrivò in Brasile sulla nave Vincenzo Florio - Genova l'08.09.1891:
  • Durlo Giovanni Battista (Battista), 42 anni - padre
    Franchetto Tiziana, 40 anni - madre
    Durlo Giuseppe, 14 anni - mio bisnonno
    Durlo Teresa, 13 anni
    Durlo Antonio, 11 anni
    Durlo Maria, 09 anni
    Durlo Luiggia, 04 anni
    Durlo Giacomo, 01 anno
Gli unici loro figli che sono stati battezzati nella parrocchia di S.Maria Maddalena sono Pio Damaso nato il 10.12.1875 e morto lo stesso anno, e Giacomo che è nato il 01.05.1890. Il buco di 15 anni tra un figlio e l'altro è molto sospetto, sicuramente si sono trasferiti in un altra parrocchia, forse al lavoro. Il problema è che non ho idea di dove siano nati gli altri figli o dove la famiglia potrebbero essere andati durante questo periodo.

Ho bisogno di aiuto per trovare questa storia e questi documenti sulla nascita.

Grazie a tutti!

crviero
Moderatore
Moderatore

Messaggio da crviero »

Você havia solicitado a imagem da página do Livro com informações sobre a família Durlo.

Immagine

crviero
Moderatore
Moderatore

Messaggio da crviero »

Mas se você precisa do registro de nascimento de Giuseppe Durlo (+-1877) porque não contata diretamente o "Comune de Roncà" onde ele nasceu?
Se este documento é para processo de cidadania, deverá ser emitido pelo "Comune" e não pela igreja.

lisiscal
Livello1
Livello1

Messaggio da lisiscal »

Infelizmente o nascimento do Giuseppe e dos seus irmãos: Teresa, Antonio, Maria e Luiggia não ocorreu em Roncá. Tenho contato com a comune e não há registro deles. Os únicos registros que constam lá são do Pio Damaso, que nasceu com problemas de saúde e faleceu no mesmo ano (1875), e Giacomo nasceu em 01.05.1890, também em Roncà.

Existe um intervalo de 15 anos onde os outros filhos nasceram e esse registro não consta na comune de Roncà. Conforme resposta da própria comune, que foi muito solícita, certamente eles devem ter migrado para outra comune nesse período. Pode ter sido inclusive à trabalho.

O Giuseppe, assim como os outros filhos citados acima, nasceram em outra comune, a qual não tenho nenhuma pista de onde possa ter sido.
A intenção (por isso havia postado no fórum em italiano) é entender o que acontecia na época ou para quais regiões poderiam ter se deslocado e fazer a busca nestas regiões.
Já procuramos em Pojana Maggiore, mas lá também não há registros deles. Não posso buscar na lista de leva, pois ele ainda não tinha idade para este registro.
Meu grande problema é encontrar uma pista desse deslocamento durante estes 15 anos em que eles ficaram fora de Roncà.

Para ficar melhor de entender, segue:
Nascidos em Roncà: Giovanni, Tiziana, Pio Damaso e Giacomo
Não nascidos em Roncà: Giuseppe, Teresa, Antonio, Maria e Luiggia

Tens alguma pista de onde eles podem ter migrado nessa época? Era comum esse tipo de migração? Algum local da região em que possa pesquisar essa informação? Qualquer pista pode me colocar novamente no caminho certo da pesquisa.

Muito obrigada pela página do livro! :D

crviero
Moderatore
Moderatore

Messaggio da crviero »

Olha só,
o primeiro filho nasce/morre em Roncà (Terrossa);
o último, Giacomo, nasce em Roncà (Terrossa).

Fica evidente que após o nascimento/morte do primeiro filho, a família migra para outro "comune" onde nascem os outros filhos e retorna à origem.

O site "Antenati" disponibilizou muitos "comuni" da província de Verona para consulta online, entretanto muitos deles não contemplam justamente os anos entre 1871/1887. Infelizmente Roncà e os comuni adjacentes estão neste rol.

A única opção para você será contatar os "comuni" mais próximos e se não encontrar os registros, passar para os mais distantes. Enfim, parece que não há outro caminho.

Rispondi