Adolfo Schievano

Você fala português? Está procurando os ancestrais italianos? Deixe aqui o teu recado. Faremos todo o possível para ajudar.

Moderatori: crviero, Collaboratori, Staff

Rispondi
CintiaBonassi
Livello1
Livello1

Adolfo Schievano

Messaggio da CintiaBonassi »

Bom dia,
Há anos procuro dados sobre meu bisavô Adolfo Schievano.
Ele nasceu em 29/08/1882, filho de Felice Schievano e Teodora Fasolo.
Ele só dizia que era de Vicenza, mas já entrei em contato com o comune de lá e não localizam nascimento.
Localizei na Lista di Leva o irmão dele, Giuseppe, nascido em Montegalda, mas lá também não consta nenhum dado de Adolfo.
Ele veio ao Brasil duas vezes, sendo a primeira em 1900, por isto acredito que não tenha cumprido o serviço militar.
Não localizo dados da entrada dele no Brasil e nem de nenhum dos familiares que vieram junto.
Localizei uma árvore genealógica no FamilySearch em que consta o nome de Adolfo como Rodolfo, mas a pessoa que inseriu não sabe me informar mais nenhum dado.
Alguém tem ideia de como posso localizar o local de nascimento?
Obrigada

crviero
Moderatore
Moderatore

Messaggio da crviero »

Olá Cintia,
Você já tentou localizar os registros de óbito de Felice Schievano e/ou Teodora Fasolo? Normalmente informavam os nomes dos filhos.

Quando ao registro de nascimento de Adolfo/Rodolfo, você contatou o "comune di Montegalda" e citou que o nome poderia ser um dos dois? Ou só informou "Adolfo"?

Você pode resolver essa dúvida, comparecendo num CHF - Centro de História da Família - junto a uma igreja Mórmon e consultar os microfilmes de
nascimentos de "Montegalda".

Se verificar no link a seguir, verá que podem ser consultados online somente num CHF. Mas você terá como averiguar melhor e tentar resolver sua dúvida de uma vez.

https://www.familysearch.org/search/cat ... %20Library

Não é apenas esta família que "aparentemente" não é localizada nos banco de dados das entradas em Santos ou Rio ou Minas Gerais, enfim.

CintiaBonassi
Livello1
Livello1

Oi, os registros de óbito dos pais são brasileiros e lá consta Adolfo como um dos filhos.
Solicitei no comune de Montegalda novamente busca em nome de Rodolfo Schievano, mas eles demoram bastante para responder as solicitações.
Como funciona esta consulta no Centro de História da Família? Não sabia que existia isso.
Me disseram que tem como solicitar um Certificato storico di stato familiare pelo nome dos pais dele para saber se havia o filho Adolfo/ Rodolfo, mas que talvez não tenha nascido em Montegalda. Isto é viável?

crviero
Moderatore
Moderatore

Messaggio da crviero »

Cintia,

Olhe só, encontrei o registro da entrada da família no Rio de Janeiro.
Vieram no vapor Pò e chegaram 04/12/1887.

Veja que consta o filho Rodolfo, que tinha cinco (5) anos. (1887-5=1882) Assim, o ano de nascimento do Rodolfo deve ser 1882.

Immagine

Pode ser que Rodolfo não tenha nascido no mesmo "comune".

Quando ao "Certificato storico..." não sei se é algo fácil de obter.

CintiaBonassi
Livello1
Livello1

Nossa, que legal! Por isso que não encontro, o sobrenome está diferente. Mas muito obrigada mesmo porque os demais dados batem todos.
Acho curioso porque sempre soube que ele veio ao Brasil antes dos 18 dezoito anos trabalhando no navio, depois retornou à Itália e voltou ao Brasil em definitivo com toda a família, inclusive os pais.
Eles devem ter vindo e retornado à Itália porque encontrei a prestação de serviço militar do irmão, mas a do Adolfo/ Rodolfo eu nunca localizei provavelmente porque ele nunca fez.
Ele deve ter vindo três vezes para cá então.
Será que há uma lista dos desertores de serviço militar, assim como há a lista di leva?

crviero
Moderatore
Moderatore

Messaggio da crviero »

Cintia,

Quanto ao irmão do Rodolfo, o Giuseppe, ele não prestou serviço militar não! Se você olhar com atenção verá que existe uma palavra "renitente", pois residia na "America".
Qualquer país da América (Norte/Central/Sul) era tratado genericamente como America.

Quanto as indas e vindas que você cita, a menos que tenha alguma prova documental, podem ser apenas "estorias contadas", "fantasias", o que ocorria muito naqueles tempos.

CintiaBonassi
Livello1
Livello1

Eu tinha a busca do Arquivo do Estado, lá só constava que tinham localizado o Giuseppe. Agora que eu localizei a listagem mesmo dele e lá consta mesmo que ele não fez. Talvez sejam histórias ou tenham misturado com a vida de alguém ao contar isso.
Sempre achei difícil que ele tivesse feito esta viagem duas vezes, que dirá três.
Obrigada.

CintiaBonassi
Livello1
Livello1

Bom dia, continuo tentando localizar a cidade de nascimento do Adolfo Schievano, mas sem sucesso. Alguma sugestão de onde busco? Não é prático procurar em todos os Arquivos de Estado, por exemplo, mas também não tenho outra ideia.

gaspaol
Livello2
Livello2
Contatta:

Messaggio da gaspaol »

Ainda não há notícias do município de Montegalda? Esse provavelmente deve ser o lugar certo, já que seu irmão nasceu lá alguns anos antes

CintiaBonassi
Livello1
Livello1

Montegalda me respondeu que não há registros de Rodolfo. Já havia consultado como Adolfo e também não consta.
Ainda que ele não tenha comparecido para o serviço militar ele constaria nos registros do Arquivo de Estado de Vicenza, certo? Será que era de outra região?

Rispondi