Famiglia Mariani
Moderatori: crviero, Collaboratori, Staff
-
- Livello1
Famiglia Mariani
Boa noite.
Sou brasileiro, bisneto de italianos e procuro saber a origem do meu bisavô na Itália. Ocorre que, já busquei em todos os canais de pesquisa aqui do Brasil. Meus bisavós vieram o Brasil embarcados no navio Vapor Las Palmas que partiu do Porto de Gênova e desembarcaram no Porto de Santos-SP em 19/04/1893 (dados obtidos no Museu da Imigração de SP). No registro de embarque não consta o Comune de onde eles vieram, só italianos. Possuo a cópia de um único documento dele e as infirmações contidas nele são as seguintes:
Nome: Nicola Mariani -
Nome do pai: Josep Mariani -
Data de Nascimento: 20/09/1865 -
Nacionalidade: Italiana - Casado com Rosa Maria Carnevale - Nascionalidade: Italiana.
Comentei com uma amiga aqui do Brasil que estava pensando em desistir da busca e ela me indicou este site e disse que, talvez vocês pudessem me ajudar.
Desde já agradeço a atenção.
Sou brasileiro, bisneto de italianos e procuro saber a origem do meu bisavô na Itália. Ocorre que, já busquei em todos os canais de pesquisa aqui do Brasil. Meus bisavós vieram o Brasil embarcados no navio Vapor Las Palmas que partiu do Porto de Gênova e desembarcaram no Porto de Santos-SP em 19/04/1893 (dados obtidos no Museu da Imigração de SP). No registro de embarque não consta o Comune de onde eles vieram, só italianos. Possuo a cópia de um único documento dele e as infirmações contidas nele são as seguintes:
Nome: Nicola Mariani -
Nome do pai: Josep Mariani -
Data de Nascimento: 20/09/1865 -
Nacionalidade: Italiana - Casado com Rosa Maria Carnevale - Nascionalidade: Italiana.
Comentei com uma amiga aqui do Brasil que estava pensando em desistir da busca e ela me indicou este site e disse que, talvez vocês pudessem me ajudar.
Desde já agradeço a atenção.
-
- Livello6
Questo è il registro di entrata, il cognome viene iscritto come "MARIANO" arrivano 03 Maggio 1893

qui il link
http://www.inci.org.br/acervodigital/up ... 39_167.pdf

qui il link
-
- Moderatore
Olá, embora estes sobrenomes Mariani e Carnevale estejam presentes em muitas regiões da Itália, pode-se notar o maior número na região da Lombardia (Milano e Monza e della Brianza) e no Lazio (Roma, Frosinone,etc). Assim, já teria uma pista bem alargada para começar.
Sugiro que procure juntar o maior número de documentos do casal e seus filhos, vamos que em algum deles encontre uma pista?
Sugiro que procure juntar o maior número de documentos do casal e seus filhos, vamos que em algum deles encontre uma pista?
-
- Livello1
-
- Livello1
Sim Sonia, esta pesquisa eu fiz e consegui encontrar, porém, não aparece o local (comune) de origem dele. Tentei uma pesquisa nos cartórios aqui do Brasil numa espécie de busca ao contrário e em nenhum lugar essa origem apareceu. Me disseram que, na época em que eles chegaram as informações não eram colhidas com muitos detalhes. Para as autoridades daqui bastava saber a nacionalidade.sonia67 ha scritto:Questo è il registro di entrata, il cognome viene iscritto come "MARIANO" arrivano 03 Maggio 1893
qui il link
-
- Livello1
O único documento que tenho do Nicola é uma espécie de "Carteira de Trabalho", não sei como esse documento se chama aí. É um documento brasileiro emitido em 23/12/1932. Nele consta, data de nascimento, nome do pai e nacionalidade, porém, o campo "Natural de:" está em branco. No entanto, sua pesquisa já me ajuda muito, pois já sei que do Lazio ele não era.
-
- Livello1
-
- Livello1
Essa troca de letras no sobrenome Mariani aqui é bem comum. Já escreveram meu nome como Mariane, Mariano, Miriane..kk...Sempre que falo para alguém tenho que dizer: É Mariani...Com "i" no final. Pelo visto esse problema vem desde o século retrasado...sonia67 ha scritto:Questo è il registro di entrata, il cognome viene iscritto come "MARIANO" arrivano 03 Maggio 1893
qui il link
-
- Livello6
Pprocure encontrar algum registro deles no cartório civil do município onde viviam no Brasil
Você já procurou pelos certidões de óbito deles?
procurou na certidão de nascimento dos filhos no cartorio?
pode conseguir o batesimo dos filhos na paróquia?
Você sabe onde eles após a chegada no Brasil se estabeleceram? em que colônia?
Você já procurou pelos certidões de óbito deles?
procurou na certidão de nascimento dos filhos no cartorio?
pode conseguir o batesimo dos filhos na paróquia?
Você sabe onde eles após a chegada no Brasil se estabeleceram? em que colônia?
-
- Livello2
Oi Roberto, vá aos cartórios onde foram registrados os óbitos e casamentos dos pesquisados, e peça sempre certidões em "INTEIRO TEOR", são um pouco mais caras que as convencionais, mas sempre trazem dados muito interessantes para se começar uma pesquisa, Podem por exemplo citar províncias ou mesmo regiões, o que ajuda muito. O sobrenome Mariani vai de norte a sul da Itália,com maior incidência na Lombardia e Lazio,mas como ele partiu do porto de Gênova com a certeza eram do centro ou norte da Itália, uma vez que os imigrantes do sul, partiam do porto de Nápoles .E como sempre diz o Crviero, "O importante é por a mão na massa". Boa sorte>