Amici!
Estou com uma dificuldade imensa para encontrar o comune de origem do meu trisavô. Quem poderia ajudar?
Os únicos dados que sabemos são os seguintes:
Nome: BORTOLO ANTONIETE (no Brasil. Em alguns documentos, ele assinou "Antonietti")
Nascimento: 1873 - Itália
Morte: 1937 - Palmeira, PR - Brasil
Pai: Pietro
Mãe: Domenica
Tinha um irmão chamado Ernesto
Esposa: Pulcheria Rodeghiero (Aurelia Rodrigueira, no Brasil). Ela era natural de Asiago-VI;
Não tenho a menor ideia de região, provincia, comune... nada. O restante da família também não sabe...
Já se vão dois anos revirando o Family Search e mandando emails para a Italia, sem sucesso.
Obrigado!
Antonio
Família Antonietti Antonetti Antoniete
Moderatori: crviero, Collaboratori, Staff
-
- Livello1
-
- Collaboratore
Puoi darci qualche altra informazione?
Quando Bortolo è arrivato in Brasile?
Con chi?
Il matrimonio di Bortolo è avvenuto in Italia o in Brasile?
Sai quando?
Sai il cognome della madre Domenica?
Quando Bortolo è arrivato in Brasile?
Con chi?
Il matrimonio di Bortolo è avvenuto in Italia o in Brasile?
Sai quando?
Sai il cognome della madre Domenica?
Emilio Lussu: “Che ne sarebbe della civiltà del mondo, se l’ingiusta violenza si potesse sempre imporre senza resistenza?”
Slava Ukraine! 
🎗
תחי ישראל
🎗
🎗
-
- Moderatore
Olá "schulli",
Infelizmente a maior parte dos imigrantes (salvo raras exceções) eram analfabetos e para complicar mesmo os letrados da época não conseguiam comunicar-se adequadamente com os imigrantes. Assim era muito comum ocorrer distorções nos nomes e sobrenomes e suas grafias.
Estou convicto que tanto o Bortolo quanto o Ernesto que você cita são os mesmos irmãos e filhos de Pietro Tonetto e Domenica Fregolent que imigraram para o Brasil, chegando ao porto do Rio de Janeiro em 15/12/1879 no vapor Kronprinz Wilhelm, no qual vieram um grande número de italianos para os Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Pietro Tonetto com 41 anos;
Domenica, com 34;
Luigi (Olivo) com 12;
Bartolomeo (Bortolo) com 10;
Ernesto, com 6;
Antonio, com 3;
Geremia, com 2 e
Noè com 3 meses.
Ao que pude verificar, Luigi permaneceu em Morretes (colônia America).
Domenica Fregolent faleceu em Morretes;
Devem ter-se deslocado para as colônias que se formaram posteriormente como Campo Largo, Imbituva, Palmeira, etc.
Na lista dos colonos de Morretes consta como "Tonetti"
Morretes - Cadastro de colônias 1877-1879 - pag 117 (imagem 120) nr 4017 ->
https://www.familysearch.org/ark:/61903 ... cc=2016194
Infelizmente a maior parte dos imigrantes (salvo raras exceções) eram analfabetos e para complicar mesmo os letrados da época não conseguiam comunicar-se adequadamente com os imigrantes. Assim era muito comum ocorrer distorções nos nomes e sobrenomes e suas grafias.
Estou convicto que tanto o Bortolo quanto o Ernesto que você cita são os mesmos irmãos e filhos de Pietro Tonetto e Domenica Fregolent que imigraram para o Brasil, chegando ao porto do Rio de Janeiro em 15/12/1879 no vapor Kronprinz Wilhelm, no qual vieram um grande número de italianos para os Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Pietro Tonetto com 41 anos;
Domenica, com 34;
Luigi (Olivo) com 12;
Bartolomeo (Bortolo) com 10;
Ernesto, com 6;
Antonio, com 3;
Geremia, com 2 e
Noè com 3 meses.
Ao que pude verificar, Luigi permaneceu em Morretes (colônia America).
Domenica Fregolent faleceu em Morretes;
Devem ter-se deslocado para as colônias que se formaram posteriormente como Campo Largo, Imbituva, Palmeira, etc.
Na lista dos colonos de Morretes consta como "Tonetti"
Morretes - Cadastro de colônias 1877-1879 - pag 117 (imagem 120) nr 4017 ->
https://www.familysearch.org/ark:/61903 ... cc=2016194