Pesquisa em registros paroquiais
Moderatori: crviero, Collaboratori, Staff
-
- Livello1
- Contatta:
Pesquisa em registros paroquiais
Prezados, permitam-me apresentar-lhes algumas dúvidas sobre pesquisa genealógica em registros paroquiais na Itália.
Eu consegui levar minha pesquisa até o início do século 19, fazendo basicamente o seguinte: encontrei imagens dos registros civis de nascimento dos meus bisavós no Family Search. Daí, fui revirando as imagens pra trás no tempo, encontrando registros de irmãos desses bisavós, até não encontrar mais nenhum. Nesse ponto, procuro registro de casamento de trisavós, por volta do ano em que parei de encontrar registros de nascimento de irmãos dos meus bisavós. Tendo encontrado o registro de casamento, fico sabendo do nome dos tetravós, e daí passo a buscar seus óbitos. Encontrando os óbitos dos tetravós, fico sabendo os nomes dos pentavós, e o local e ano de nascimento dos tetravós (por sua idade ao morrer). Esse é, obviamente, o procedimento padrão para a pesquisa genealógica, e não há nada de mais nisso.
O meu problema, agora, é o seguinte: não consigo continuar pra trás no tempo. Para continuar, deveria repetir o procedimento que descrevi acima, dessa vez partindo dos trisavós. Isto é, encontrar seu registros de batismo, e depois os de seus irmãos, passar daí para o casamento dos tetravós, etc. Contudo, como já estamos falando (no meu caso) de registros anteriores a 1871, essa pesquisa tem que ser feita nos registros paroquiais, que quase nunca estão on line. E eu obviamente não posso escrever ao pároco e pedir que ele fique procurando registros de batismo de irmãos dos meus trisavós, dos quais não sei nem mesmo o ano. Se eu tivesse acesso aos registros, olharia os livros página por página, sem problema, mas não posso achar que o pároco fará isso para mim.
Eu sei que é possível tentar em fóruns (como este) pedir a pessoas do local onde viveram meus antepassados, que façam a pesquisa. Mas eu não creio que seja provável encontrar pessoas exatamente do local onde viveram meus antepassados, com disposição a fazer essa pesquisa para mim. Até porque, não vivendo na Itália, não tenho como retribuir a gentileza.
Não obstante, notei que aqui no fórum há pessoas, inclusive do Brasil, que têm sua árvore genealógica até o século 17 e até antes. Minha dúvida é: como vocês conseguiram? Foram pessoalmente até as paróquias? Contrataram alguém pra fazer isso? Agradeço desde já e peço que me desculpem pela extensão da mensagem.
Eu consegui levar minha pesquisa até o início do século 19, fazendo basicamente o seguinte: encontrei imagens dos registros civis de nascimento dos meus bisavós no Family Search. Daí, fui revirando as imagens pra trás no tempo, encontrando registros de irmãos desses bisavós, até não encontrar mais nenhum. Nesse ponto, procuro registro de casamento de trisavós, por volta do ano em que parei de encontrar registros de nascimento de irmãos dos meus bisavós. Tendo encontrado o registro de casamento, fico sabendo do nome dos tetravós, e daí passo a buscar seus óbitos. Encontrando os óbitos dos tetravós, fico sabendo os nomes dos pentavós, e o local e ano de nascimento dos tetravós (por sua idade ao morrer). Esse é, obviamente, o procedimento padrão para a pesquisa genealógica, e não há nada de mais nisso.
O meu problema, agora, é o seguinte: não consigo continuar pra trás no tempo. Para continuar, deveria repetir o procedimento que descrevi acima, dessa vez partindo dos trisavós. Isto é, encontrar seu registros de batismo, e depois os de seus irmãos, passar daí para o casamento dos tetravós, etc. Contudo, como já estamos falando (no meu caso) de registros anteriores a 1871, essa pesquisa tem que ser feita nos registros paroquiais, que quase nunca estão on line. E eu obviamente não posso escrever ao pároco e pedir que ele fique procurando registros de batismo de irmãos dos meus trisavós, dos quais não sei nem mesmo o ano. Se eu tivesse acesso aos registros, olharia os livros página por página, sem problema, mas não posso achar que o pároco fará isso para mim.
Eu sei que é possível tentar em fóruns (como este) pedir a pessoas do local onde viveram meus antepassados, que façam a pesquisa. Mas eu não creio que seja provável encontrar pessoas exatamente do local onde viveram meus antepassados, com disposição a fazer essa pesquisa para mim. Até porque, não vivendo na Itália, não tenho como retribuir a gentileza.
Não obstante, notei que aqui no fórum há pessoas, inclusive do Brasil, que têm sua árvore genealógica até o século 17 e até antes. Minha dúvida é: como vocês conseguiram? Foram pessoalmente até as paróquias? Contrataram alguém pra fazer isso? Agradeço desde já e peço que me desculpem pela extensão da mensagem.
-
- Moderatore
Olá,
bem, você está certo quanto ao procedimento. Voltar no tempo. E aí você chega naquele tempo que inicia (ou termina) em 1871 e deve retroceder. Esse período só é encontrado nas paróquias.
Como você mesmo escreve: ...se eu tivesse acesso... Os padres são tão atarefados e têm várias paróquias a seu cargo que é praticamente impossível que procurassem pelos registros.
Quanto a encontrar alguém no local que se dispusesse a pesquisar para você, bem, você seria um sortudo! Mas mesmo assim não deveria descartar essa possibilidade, visitando muitos sites de genealogia, forum, etc. Numa dessas você topa com alguém que se dispõe!
Mas que é difícil, é! Então o que lhe (nos) resta é aguardar o dia em que estes arquivos estejam todos digitalizados ou microfilmados e disponíveis para consulta online. Mas aí são outros quinhentos!
Pelos idos de 2000 eu tive essa sorte. Consegui muitos registros de meus antenatos antes de 1871. Mas de repente tudo parou. E estou até hoje trancado, aguardando algo...
Abraços e boa sorte.
bem, você está certo quanto ao procedimento. Voltar no tempo. E aí você chega naquele tempo que inicia (ou termina) em 1871 e deve retroceder. Esse período só é encontrado nas paróquias.
Como você mesmo escreve: ...se eu tivesse acesso... Os padres são tão atarefados e têm várias paróquias a seu cargo que é praticamente impossível que procurassem pelos registros.
Quanto a encontrar alguém no local que se dispusesse a pesquisar para você, bem, você seria um sortudo! Mas mesmo assim não deveria descartar essa possibilidade, visitando muitos sites de genealogia, forum, etc. Numa dessas você topa com alguém que se dispõe!
Mas que é difícil, é! Então o que lhe (nos) resta é aguardar o dia em que estes arquivos estejam todos digitalizados ou microfilmados e disponíveis para consulta online. Mas aí são outros quinhentos!
Pelos idos de 2000 eu tive essa sorte. Consegui muitos registros de meus antenatos antes de 1871. Mas de repente tudo parou. E estou até hoje trancado, aguardando algo...
Abraços e boa sorte.
-
- Livello1
- Contatta:
Olá Cesar, obrigado pela sua resposta. Eu imaginava que a situação fosse mesmo essa. Vamos torcer para que os registros sejam digitalizados e publicados on line. Chama-me a atenção o fato de que os registros paroquiais aqui do Brasil, no caso de alguns estados, estejam disponíveis no Family Search, em alguns casos desde o século 17, enquanto que, no caso dos registros paroquiais italianos, não há quase nada disponível on line. Abraços.
- Gianlu
- Amministratore
- Contatta:
In molte parrocchie il parroco affida la gestione dell'archivio ad una persona di sua fiducia.
Spesso queste persone sono ben felici di cercare le informazioni di cui hai bisogno.
Ti consiglio di provare comunque a chiedere al parroco se, per caso, ha la possibilità di girare la tua richiesta a qualche volontario.
Spesso queste persone sono ben felici di cercare le informazioni di cui hai bisogno.
Ti consiglio di provare comunque a chiedere al parroco se, per caso, ha la possibilità di girare la tua richiesta a qualche volontario.

La calma è la virtù dei forti, la pazienza dei genealogisti... - Gianluca
-
- Livello1
- Contatta:
Grazie Gianluca, io non sapevo di questa possibilità. Finora io non ho inviato delle richieste ai Parroci, senza avere le date esatte di battesimo, matrimonio o morte, a causa delle ragioni che ho presentato sopra in portoghese. Un esempio è la famiglia Baldo, di una mia bisnonna paterna. Ho trovato l'atto di matrimonio dei miei trisnonni Luigi Baldo e Domenica Foralosso, e ho saputo che i genitori di Luigi erano Domenico Baldo e Antonia Tadio. Come so che Luigi è nato a Vigodarzere (Padova), nella frazione di Saletto, per continuare la ricerca dovrei provare di trovar il matrimonio di Domenico e Antonia. Ma quali informazioni posso inviare al Parroco di Saletto? Soltanto che, come mio trisnonno Luigi è nato nel 1849, che il matrimonio dei suoi genitori deve esser successo tra il 1818 ed il 1848... Mi sembra una sfacciataggine inviare una tale richiesta al Parroco... Ma se c'è questa possibilità che hai menzionato, allora è sicuramente una cosa da provare.
- Gianlu
- Amministratore
- Contatta:
Secondo me ti conviene fare comunque un tentativo.clmontagnoli ha scritto:Ma quali informazioni posso inviare al Parroco di Saletto? Soltanto che, come mio trisnonno Luigi è nato nel 1849, che il matrimonio dei suoi genitori deve esser successo tra il 1818 ed il 1848... Mi sembra una sfacciataggine inviare una tale richiesta al Parroco... Ma se c'è questa possibilità che hai menzionato, allora è sicuramente una cosa da provare.
Usa un tono tranquillo e senza pretese, e chiedi se per caso hanno la possibilità di provare a cercare quel matrimonio.

La calma è la virtù dei forti, la pazienza dei genealogisti... - Gianluca
-
- Livello1
Olá, sua história é exatamente a mesma que a minha. Algumas diferenças são que pedi uma ajuda por aqui neste fórum e tive bastante apoio dos colegas pra encontrar registros online. Além disso, ao chegar ao fim dos registros online, dei o passo adiante e contatei as paróquias solicitando que fizessem a busca pra mim.
Entrei em contato com cinco paróquias e só uma delas não me deu retorno (infelizmente, a que eu mais queria que respondesse). As outras foram bastante gentis e, quando foi possível (pois nem todas tinham os documentos, muitos foram destruídos nas guerras ou em desastres), me enviaram os documentos por correio.
Obviamente, o que solicitei não foi que fizessem uma pesquisa genealógica pra mim, mas que encontrassem um ou dois registros específicos de algum antepassado, a partir de informações básicas que eu possuía ou estimava.
Sendo assim, acredito que você possa - e deva - fazer essa tentativa. Pode ser que, como eu, você tenha gratas surpresas. O máximo que pode acontecer é receber um não - ou ser ignorado.
Entrei em contato com cinco paróquias e só uma delas não me deu retorno (infelizmente, a que eu mais queria que respondesse). As outras foram bastante gentis e, quando foi possível (pois nem todas tinham os documentos, muitos foram destruídos nas guerras ou em desastres), me enviaram os documentos por correio.
Obviamente, o que solicitei não foi que fizessem uma pesquisa genealógica pra mim, mas que encontrassem um ou dois registros específicos de algum antepassado, a partir de informações básicas que eu possuía ou estimava.
Sendo assim, acredito que você possa - e deva - fazer essa tentativa. Pode ser que, como eu, você tenha gratas surpresas. O máximo que pode acontecer é receber um não - ou ser ignorado.
-
- Livello1
- Contatta:
Grazie Gianluca, farò il tentativo. Se per caso non ottengo nulla, potrò rassegnarmi ad aspettare una eventuale digitalizzazione dei registri colla certezza di aver provato tutte le possibilità disponibili.Gianlu ha scritto: Secondo me ti conviene fare comunque un tentativo.
Usa un tono tranquillo e senza pretese, e chiedi se per caso hanno la possibilità di provare a cercare quel matrimonio.
-
- Livello1
- Contatta:
Olá fermton. Então, eu também tive bastante ajuda de pessoas deste e de outros fóruns, o que me permitiu encontrar registros online dos meus antepassados, até o limite de 1871, quando o registro civil começou na Itália. Nesses registros, encontrei informações que me permitiram obter, entrando em contato com as paróquias, registros mais antigos. Por exemplo, no registro civil de casamento dos trisavós que mencionei acima, constavam os locais e anos de nascimento deles, o que me permitiu obter fotos dos seus registros de batismo com os párocos desses locais. O problema que estou enfrentando agora é a dificuldade de ir mais para trás, porque chega um ponto que você só tem informações aproximadas, como um período provável de um casamento, por exemplo, em vez de um ano exato. Em casos como esse, me dá um certo constrangimento de enviar um pedido de pesquisa às paróquias, porque às vezes o período a ser pesquisado pode chegar a trinta anos! Se eu tiver sorte de pegar uma paróquia com um arquivista (ou com voluntários trabalhando nos arquivos), como mencionou o Gianluca, problema resolvido. Senão, resta, como disse o Cesar, esperar o dia em que os registros forem digitalizados e disponibilizados na internet...
-
- Livello1
- Contatta:
Prezados, eu soube hoje que boa parte dos registros paroquiais da Itália já foi microfilmada, e pode ser vista nos Centros de História da Família dos mórmons. Eu já havia pesquisado no catálogo do Family Search, mas quando você digita, por exemplo, 'Verona' no campo 'localidade', não aparece no resultado nada sobre registros paroquiais.
Contudo, digitando 'registri ecclesiastici' no campo 'títulos', vejam o que se obtém:
https://familysearch.org/search/catalog ... lesiastici
São 2353 resultados! No meu caso, infelizmente, diversas áreas de meu interesse (determinadas paróquias das dioceses de Padova, Vicenza e Treviso) não estão incluídas na lista. Uma delas, contudo (Verona) está incluída, com uma extensão temporal razoável (1655-1840). Então parece que, em diversos casos, não estamos de fato dependendo de encontrar paróquias com voluntários trabalhando nos arquivos.
Contudo, digitando 'registri ecclesiastici' no campo 'títulos', vejam o que se obtém:
https://familysearch.org/search/catalog ... lesiastici
São 2353 resultados! No meu caso, infelizmente, diversas áreas de meu interesse (determinadas paróquias das dioceses de Padova, Vicenza e Treviso) não estão incluídas na lista. Uma delas, contudo (Verona) está incluída, com uma extensão temporal razoável (1655-1840). Então parece que, em diversos casos, não estamos de fato dependendo de encontrar paróquias com voluntários trabalhando nos arquivos.

-
- Livello1
Olá para todos! Procuro certidões de nascimento de antepassados originários de Udine/Gorizia e de Napoli. Li em algum lugar que é possível escrever para o comune e eles respondem enviando as certidoes solicitadas. No caso, alguns antepassados nasceram em Tapogliano/Udine e outros em Aiello Del Friuli e as certidões estão na Arquidiocese de Gorizia e são da Família FOSCHIAN. Meu outro antenati é de NAPOLI, mas eu só tenho o nome EMILIO ABENANTE e data de nascimento dele 15.08.1891, filho de Antonio Abenante e Annunziata Antina. Alguém poderia me ajudar como é esse procedimento de escrever para o comune e pedir as ceridões? 

-
- Livello1
Ciao ziadani !ziadani ha scritto:Ciao una2012.
Quando sono nati i tuoi antenati?
Meu antenato GIOVANNI BATTISTA FOSCHIAN nasceu em 1857 em alguma comune de Udine (Tapogliano) ou em alguma comune deGorizia. Seus pais eram Michele Foschian e Lucia Petruz.
O outro antenato é EMILIO ABENANTE, nato em alguma comune de Napoli, em 15/08/1891. Seus pais eram Antonio Abenante e Anninziata Antina.
Necessito encontrar as certidões acima e gostaria de saber como pesquisar e encontrar tais documentos.
-
- Collaboratore
Il comune di Tapogliano è stato incluso nel Regno d’Italia solo dopo la prima guerra mondiale. I documenti anagrafici, quindi, fino al 1920 sono conservati presso le parrocchie.
http://www.antenati.san.beniculturali.i ... iewsIndex=
S. GIORGIO MARTIRE (Parroco: mons. Luigi Olivo)
Via Roma, 8 33040 Campolongo Tapogliano
Tel.: 0431 99047
S. MARTINO VESCOVO (Parroco: mons. Luigi Olivo)
Piazza Indipendenza, 4 33040 Campolongo Tapogliano
Tel.: 0431/99212
http://www.antenati.san.beniculturali.i ... iewsIndex=
S. GIORGIO MARTIRE (Parroco: mons. Luigi Olivo)
Via Roma, 8 33040 Campolongo Tapogliano
Tel.: 0431 99047
S. MARTINO VESCOVO (Parroco: mons. Luigi Olivo)
Piazza Indipendenza, 4 33040 Campolongo Tapogliano
Tel.: 0431/99212