Família Zardo

Você fala português? Está procurando os ancestrais italianos? Deixe aqui o teu recado. Faremos todo o possível para ajudar.

Moderatori: crviero, Collaboratori, Staff

Izauria
Livello1
Livello1

Família Zardo

Messaggio da Izauria »

Olá, bom dia
estou fazendo a pesquisa genealógica da minha família pelo sobrenome paterno Zardo, tentando reconstruir e entender um pouco melhor a história, inicialmente com o intuito de iniciar o processo da cidadania italiana mas depois tornou-se um desafio montar o quebra-cabeça.

No momento estou tentando descobrir o local de onde vieram meus ascendentes, bisavô Giuseppe Zardo, que chegou ao Brasil com 7 anos no navio Bormida (Gênova ao Rio de Janeiro), no dia 09 de dezembro de 1885. Veio com seu Pai Mosé (no Brasil Moises) Zardo (39a), sua mãe Ester Racanello Zardo (29a) e seus 3 irmãos: Virgilio (04a) faleceu durante a viagem pq consta na lista de passageiros e desapareceu no doc. de compra do lote, Olindo (02a) e Moises (01a).

Ao chegarem no RS adquiriram o lote 45 no Travessão Alfredo Chaves da XVI Légua, na colônia de Caxias, porém, abandonaram a terra pouco tempo depois e aí me falta um pedaço da histórial, pois o Giuseppe se casou naquela região com Elena Pasolli e tiveram por lá seus 3 primeiros filhos, meu avô (Avelino Zardo) é o mais velho, depois foram embora para outra região (Montauri - RS). O restante da família imigrante não encontrei até o momento nenhum registro, nem dos pais nem dos filhos mais novos que o meu bisavô.

No óbito do meu bisavô Giuseppe Zardo consta que ele nasceu em Piemonte. E relatos de parentes referem também Sardenha, que pela história vi que eram parte de um mesmo reino.

Já pesquisei os comunes na região de Piemonte que ainda possuem o sobrenome Zardo e enviei e-mail para todos, dos quais seis me deram resposta negativa para o registro de nascimento do Giuseppe (Vercelli, Lauriano, Moncalieri, Saluzzo, Ghiffa e Trivero). Falta Trino, Chieri, Torino e Rocca d´Arazzo.

Já tentei estabelecer alguma relação com as outras famílias Zardo que vieram mas até o momento só encontrei imigrantes de Vêneto.
Sigo procurando o registro de óbito do Mosé no Brasil. Já busquei informações no familysearch, no myheritage e alguns outros sites italianos, pois aprendi um dialeto com meus pais e consigo compreender bastante a língua, mas escrever não muito.

A minha dúvida é se teria alguma outra fonte de busca ou de registro dos imigrantes que partiram, que pudesse localizar de onde vieram. Ou alguma outra informação que possa nortear a minha pesquisa.

Peço desculpas pela mensagem tão longa e agradeço imensamente qualquer informação que possa se somar à minha busca e fico à disposição para contribuir no que for necessário.

Um grande abraço a todos,
Izauria Zardo

Izauria
Livello1
Livello1

Messaggio da Izauria »

Giuseppe Zardo nasceu em 24 de maio de 1878 (Piemonte- Itália) e faleceu em 05 de julho de 1942 no município de Montauri - RS - Brasil.

crviero
Moderatore
Moderatore

Messaggio da crviero »

Prezada Izauria, bem vinda ao forum. Teremos prazer em auxiliá-la naquilo que for possível.

gaspaol
Livello2
Livello2
Contatta:

Messaggio da gaspaol »

Credo che il riferimento alla Sardegna che hai sia solo dovuto al fatto che il Piemonte prima del 1861 era parte del cosiddetto Regno di Sardegna.
Invece credo che l'origine del cognome Zardo si possa collocare abbastanza tranquillamente in Veneto a cavallo delle province di Treviso e Vicenza.
Quelle presenti oggi in Lombardia e in Piemonte sono probabilmente emigrate dal Veneto.
Così può essere che la permanenza in Piemonte sia stata solo un passaggio dello spostamento dei tuoi antenati. Allora i comuni più probabili fra quelli mancanti saranno Torino e Chieri. Aspetta una loro risposta. Li hai contattati da molto tempo?

ziadani
Amministratore
Amministratore

Messaggio da ziadani »

Direi che Torino si potrebbe escludere. Se l'anno di nascita di Giuseppe è esatto, non l'ho trovato nelle liste di leva di quella città.

piacentino
Livello5
Livello5

Messaggio da piacentino »

Ciao tzauria. Se tuo trisavolo è arrivato in Brasile nel diciembre 1885 e aveva 39 anni vuol dire che era nato il 1846.Forse possa esserti di aiuto scrivere agli Archivi di Stato della Regione Piemonte doce , da solito, sono conservate le liste di leva militare dei comuni. Sono 7 Archivi di Stato Civile:
Archivio di Stato di Alessandria
Via Giorgio Solero, 43 - 15100 Alessandria
telefono: 0131 25 27 94
fax: 0131 23 60 48
e-mail: as-al@beniculturali.it
Posta Elettronica Certificata: mbac-as-al@mailcert.beniculturali.it

Archivio di Stato di Astí: Archivio di Stato di Asti

Via G. Govone n. 9 - 14100 Asti

Codice fiscale/Partita IVA: 80007180054

tel. 0141 531229

fax: 0141 599298

posta PEC: mbac-as-at@mailcert.beniculturali.it

Archivio di Stato di Biella: Archivio di Stato di Biella
Indirizzo: via G. Arnulfo 15/a - 13900 Biella
Tel.: 015 21805
Fax: 015 2438378
email: as-bi@beniculturali.it
Direttore: Elena Rizzato

Archivio di Stato diArchivio di Stato di Cuneo
Indirizzo: Corso Marcello Soleri, 6 - 12100 Cuneo
Tel.: 0171 66645
Fax: 0171 695436
email: as-cn@beniculturali.it
Direttore: Giuseppe Banfo ad interim

Archivio di Stato di Novara:
Archivio di Stato di Novara
Indirizzo: via dell'Archivio 2 - 28100 Novara
Tel.: 0321 398229
Fax: 0321 35825
email: as-no@beniculturali.it
Direttore: Maria Marcella Vallascas

Archivio di Stato di Torino: Archivio di Stato di Verbania
Indirizzo: via L. Cadorna 37 - 28922 Verbania
Tel.: 0323 501403
Fax: 0323 507617
email: as-vb@beniculturali.it
Direttore: Mauro Livraga ad interim

Archivi di Stato di Vercelli: Archivio di Stato di Vercelli
Indirizzo: via A. Manzoni 11 - 13100 Vercelli
Tel.: 0161 259595
Fax: 0161 649657
email: as-vc@beniculturali.it
Direttore: Michelina Fontana

Archivio di Stato di Vercelli sezione di Varallo:
Archivio di Stato di Vercelli. Sezione di Varallo
Indirizzo: via T. Rossi 9 - 13019 Varallo
Tel.: 0163 51234
Fax: 0163 560380
email: as-vc.varallo@beniculturali.it
Direttore: Graziana Bolengo (ad interim)

Tuo trisavolo sarebbe Clase 1846, (credo devi dire : nato , in ogni caso, nella Provincia dove scrivi)
Forse puoi allora sapere suo comune di nascita, che potrebbe essere lo stesso del figlio o, di essere un'altro, forse possa servire per la ricerca
Ivan1950>Eugenio1925>Carlo1895>Giovanni1856>Luigi Bernardino1800>Carlo1773>Francesco1743>Luigi1710

mmogno
Collaboratore
Collaboratore

Messaggio da mmogno »

Mi pare che sia Mosè, il figlio di 1 anno, che è morto durante il viaggio. Vedi nota al n. 657 del manifesto di sbarco
http://imagem.sian.an.gov.br/anexos/sia ... 3_5619.pdf

Sicura che la famiglia Mosè Zardo - Ester (o Maddalena?) Raccanello venga dal Piemonte?

Raccanello è un cognome tipicamente veneto.

crviero
Moderatore
Moderatore

Messaggio da crviero »

As famílias Zardo que imigraram para o Estado do RS são de origem vêneta, por isso acredito que mesmo o Mosè Zardo também o seja.

Izauria
Livello1
Livello1

Messaggio da Izauria »

Muito obrigada CRviero! As informações que li até o momento são de grande valia para o prosseguimento da pesquisa. Gostaria de contribuir de alguma forma para que o site se mantenha. Saluti cordiali
crviero ha scritto:Prezada Izauria, bem vinda ao forum. Teremos prazer em auxiliá-la naquilo que for possível.

Izauria
Livello1
Livello1

Messaggio da Izauria »

Sim gaspaol, é possível que tenham estado apenas de passagem em Piemonte, pois a maior concentração do sobrenome e também de emigrados é de Vêneto. Torino não faz muito tempo que enviei e-mail, as outras já faz uns dois meses. Grazie!
gaspaol ha scritto:Credo che il riferimento alla Sardegna che hai sia solo dovuto al fatto che il Piemonte prima del 1861 era parte del cosiddetto Regno di Sardegna.
Invece credo che l'origine del cognome Zardo si possa collocare abbastanza tranquillamente in Veneto a cavallo delle province di Treviso e Vicenza.
Quelle presenti oggi in Lombardia e in Piemonte sono probabilmente emigrate dal Veneto.
Così può essere che la permanenza in Piemonte sia stata solo un passaggio dello spostamento dei tuoi antenati. Allora i comuni più probabili fra quelli mancanti saranno Torino e Chieri. Aspetta una loro risposta. Li hai contattati da molto tempo?

Izauria
Livello1
Livello1

Messaggio da Izauria »

Grazie ziadani!
ziadani ha scritto:Direi che Torino si potrebbe escludere. Se l'anno di nascita di Giuseppe è esatto, non l'ho trovato nelle liste di leva di quella città.

Izauria
Livello1
Livello1

Messaggio da Izauria »

Ciao mmogno, não tinha percebido a nota ao lado do nome do filho Moises de 01 ano. E acho estranho porque na documento de compra da terra não aparece o Virgilio apenas, os outros três estão listados (Giuseppe, Olindo e Moises. O nome da esposa aparece como Maddalena na lista de passageiros, mas em todos os outros documentos consta como Ester, talvez fosse Ester Maddalena Raccanello.

Quanto a terem vindo de Piemonte, essa é a única menção à região de onde vieram e está na Certidão de óbito do Giuseppe. Fui até o cartório para conferir no livro e está escrito de forma bem legível "Piemonte", mas claro, pode ser um registro equivocado. Entretanto tem também a informação de que vieram da Sardenha. Mas acho que terei que ampliar as buscas em direção a Vêneto. Muito obrigada pela ajuda!
mmogno ha scritto:Mi pare che sia Mosè, il figlio di 1 anno, che è morto durante il viaggio. Vedi nota al n. 657 del manifesto di sbarco
http://imagem.sian.an.gov.br/anexos/sia ... 3_5619.pdf

Sicura che la famiglia Mosè Zardo - Ester (o Maddalena?) Raccanello venga dal Piemonte?

Raccanello è un cognome tipicamente veneto.

mmogno
Collaboratore
Collaboratore

Messaggio da mmogno »

Puoi postare qui l'atto di morte di Giuseppe? Forse ci sono altre possibili interpretazioni, oltre a Piemonte.
Emilio Lussu: “Che ne sarebbe della civiltà del mondo, se l’ingiusta violenza si potesse sempre imporre senza resistenza?”
🇺🇦 Slava Ukraine! 🇺🇦
🎗🇮🇱תחי ישראל🇮🇱🎗

crviero
Moderatore
Moderatore

Messaggio da crviero »

Izauria, mandei para o seu email algumas informações, como o casamento do Giuseppe e o nascimento dos três primeiros filhos. Parece que você não tem esses dados, mas se já os tiver, tudo bem.

Izauria
Livello1
Livello1

Messaggio da Izauria »

Caro mmogno, não tenho o arquivo original do livro digitalizado, nem acesso a ele pela internet, apenas em papel o conteúdo digitado em inteiro teor da Certidão de óbito do Giuseppe. Mas fui pessoalmente conferir a grafia no livro e não resta dúvida quanto à escrita : " (...) faleceu sem testamento o Snr. GIUSEPPE ZARDO, com secenta quatro anos de idade, agricultor, nascido em Piemonte na Itália, filho legítimo de Mosé Zardo e Ester Racanella.(...)" O que pode ter acontecido é de o familiar que comunicou o óbito ter passado a informação errada, mas não parece muito provável isso, porque de onde a pessoa teria tirado essa informação "Piemonte"...
mmogno ha scritto:Puoi postare qui l'atto di morte di Giuseppe? Forse ci sono altre possibili interpretazioni, oltre a Piemonte.

Rispondi