Giovanni Tonello e Angela Gasparini

Você fala português? Está procurando os ancestrais italianos? Deixe aqui o teu recado. Faremos todo o possível para ajudar.

Moderatori: crviero, Collaboratori, Staff

crviero
Moderatore
Moderatore

Messaggio da crviero »

Para fnicknich,
observei que você também está procurando alguma informação sobre Pasqua Tonello.
O que posso lhe dizer é que esta família se estabeleceu na região de Antonio Prado e tiveram filhos ali. Se puder, consulte o livro "Povoadores de Antonio Prado" de Rovilio Costa, Est Editora.
Um dos filhos de Giorgio Dosciati com Pasqua Tonello, Antonio, nasceu a 17/06/1890 no comune de Torrebelvicino, província de Vicenza.
Essa família veio para o Brasil no vapor Adria, que chegou ao Rio no dia 08/04/1891.
A família era composta de Giorgio, Pasqua e dois filhos: Pietro que tinha de 1 a 3 anos e Antonio com 8 meses.
Pasqua Tonello era filha de Pietro e Isabella (Elisabetta?)
Sugiro que procure no referido comune de Torrebelvicino ulteriores informações sobre a família.
Boa sorte,
Cesar

fnicknich
Livello1
Livello1

Messaggio da fnicknich »

Caro Cesar,

só vi a tua resposta hoje. Muito obrigado pelas informações! É exatamente essa família a que eu busco. Imagino que meu bisavô, Primo Baldo, tenha nascido em Antônio Prado também, porque se casou com a Luiza Dosciati (filha do casal Giorgio Dosciati e Pasqua Tonello) na atual cidade de Ipê/RS, vizinha a Antônio Prado. Estou buscando informações dos pais do Primo Baldo também, Antonio Baldo (filho de Sebastiano Baldo e Teresa Pivato) e Angela Gasparini. Se por acaso tiveres alguma informação deles agradeço.

Muito obrigado!
Fernando

crviero
Moderatore
Moderatore

Messaggio da crviero »

Caro Fernando,
no momento não tenho como te passar mais informações sobre os Baldo porque estou em viagem.
Mas você pode verificar neste link:http://www.archiviodistatotreviso.benic ... tenti.aspx que BALDO ANTONIO nasceu em Fonte, prov. de Treviso 1857 e não prestou serviço militar, pois em 1877 já havia emigrado. Se pesquisar só pelo sobrenome, verá que há mais um filho de Sebastiano e Teresa Pivato.
O Primo Baldo já era nascido no Brasil, provavelmente na colônia Antonio Prado, cujos pais Antonio e Angela Gasarini devem ter-se casado no mesmo local.

Contatanto a Cúria de Caxias, no email: arquivo2@diocesedecaxias.org.br c/ Pierina Verona, que é muito gentil e disponível, ela poderá te informar sobre filhos do Antonio. Quando ao casamento dele só contatando a Paróquia de Antonio Prado, que a Pierina pode te informar email e telefone.

Demais dados você poderá obter junto ao Arquivo Público do RS, nos livros de registro civil, habilitações de casamento, etc. ou junto à Cúria de Caxias, já informado.

Quanto à pesquisa na província de Treviso, resta saber a qual Diocese pertence o comune de Fonte, já que para nascimentos desse ano de 1857 só na própria paróquia (lembre-se que durante a primeira e segunda guerras houve muita destruição de arquivos nessa região, podendo não existir tais registros).
Espero ter ajudado. Boa sorte!
Cesar

fnicknich
Livello1
Livello1

Messaggio da fnicknich »

Caro Cesar,

grazie mille! Esse contato da Pierina Verona ainda não tentei, vou contata-la em breve. Eu já havia encontrado esse registro de alistamento no exército do Antonio Baldo e seu irmão no Archivio di Stato di Treviso mas acho que a data 1877 é somente a data do alistamento, e não da emigração. O irmão dele alistou-se em 1880, então significa que a família ainda estava por lá. Suspeito que o Antonio Baldo e a Angela Gasparini tenham se casado na Itália e devam ter tido alguns filhos lá antes de emigrarem. Conta meu avô que, segundo ele soube, eles declararam os adultos quando desembarcaram no Brasil, mas não as crianças. Provavelmente ele estava falando da lista de passageiros dos vapores.

Obrigado pela dica da Cúria de Caxias e pelas demais informações. Com certeza será de ajuda!
Um abraço e um excelente 2016.
Fernando

Rispondi