Fiquei muito feliz de encontrar esse fórum!
Estou há muito tempo em busca de informações de meus bravos antepassados italianos, da família GINEFRA, que chegaram ao Brasil no final do século XIX.
Já fiz buscas no arquivo nacional (Brasil) inclusive olhando milhares de registros dos navios que ancoraram no porto do Rio de Janeiro.
Já pesquisei também pelo sobrenome no site:
http://www.ciseionline.it/portomondo/default.asp
Não consegui encontrar absolutamente nada até agora

As informações que tenho são:
Embarcaram na Itália: Antonio Ginefra, casado com Raffaela Ginefra e filha Teresa (ainda pequena, os relatos de família citam que era ainda bebê).
Somente como comentário, a Teresa é a minha bisavó por parte de mãe.
Aqui no Brasil, minha bisavó Teresa se casou com Adolcino Cruz de Oliveira. Seu nome de casada passou a ser: Teresa Ginefra de Oliveira (como consta na certidão de óbito).
A familia veio ao Brasil e se radicou em Barra do Piraí, cidade na parte oeste do Estado do Rio de Janeiro, para trabalho nas fazendas de café.
O único documento que consegui até agora, foi a certidão de óbito de minha bisavó. Data de falecimento 02/09/1942 aos 57anos e natural do Reino da Itáila. Nada mais.
Pela data de falecimento, o nascimento dela seria por volta de 1885.
A partir desse dado, fiz as pesquisas dos documentos do arquivo nacional do Brasil, referente ao desembarque no porto do Rio de Janeiro (de 1884 até 1889). Porém não encontrei absolutamente nada.
Ficaria eternamente grato se conseguisse qualquer ajuda para encontrar os registros de meus antepassados italianos.
Estou indo a Itália em fevereiro de 2017 e gostaria muito de poder visitar a cidade de onde minha família partiu, e quem sabe conseguir as certidões de nascimento e casamento.
Muito obrigado de coração.
Grazie!