Certidao de nascimento ou de Batismo do meu bisavô

Você fala português? Está procurando os ancestrais italianos? Deixe aqui o teu recado. Faremos todo o possível para ajudar.

Moderatori: crviero, Collaboratori, Staff

Rispondi
adrifiuza
Livello1
Livello1

Certidao de nascimento ou de Batismo do meu bisavô

Messaggio da adrifiuza »

Estou procurando a certidao de nascimento ou de batismo do meu bisavô Giacinto Fratucello, filho de Gaetano Fratucello e Maria Nalini ou Nalin. Suposta data de nascimento: 09/07/1888, mas esta data nao é precisa, pode ter nascido entre 1888 e 1980 em Ferrara. Chegou ao Brasil em 14 de fevereiro de 1898, vindo do porto de Genova. Se alguém puder ajudar, agradeço.

allanpietri
Livello1
Livello1

Messaggio da allanpietri »

adrifiuza
Livello1
Livello1

Messaggio da adrifiuza »

Sim, é esse mesmo! Obrigada!
O que eu nao consegui descobrir ainda é onde está a certidao de nascimento ou de batismo do Giacinto Fratucello. Já tentei várias pesquisas, mas nao encontrei nada.

crviero
Moderatore
Moderatore

Messaggio da crviero »

Olá, Adri, bem vinda ao forum!
De fato, conforme o Allan colocou acima, essa é a família.
Segundo a lista do vapor, a família é originária da região de "Emilia" i.é., Reggio Emilia.

O Giacinto chegou com 8 anos em fevereiro/1898, portanto deve ter nascido entre 02/1889 e 02/1890.
Juntamente com o casal e os filhos, veio a mãe Maria Savioli com 78 anos (não sei se de Gaetano ou da esposa Maria). Na relação da chegada em Santos ela consta com 72, mas na original 78!

allanpietri
Livello1
Livello1

Messaggio da allanpietri »

crviero
Moderatore
Moderatore

Messaggio da crviero »

Adri, você poderá contatar o Archivio di Stato di Reggio Emilia.
No link a seguir há muita informação importante que poderá auxiliar a sua pesquisa naquela região.

http://www.archiviodistatoreggioemilia. ... nealogiche

adrifiuza
Livello1
Livello1

Messaggio da adrifiuza »

Muito obrigada pelas respostas a todos! Só uma dúvida nao está muito claro se é Emilia Romagna ou Reggio Emilia, apesar de documento da lista de desembarque do navio aparecer nominado pelos nomes das regioes da Itália.

mmogno
Collaboratore
Collaboratore

Messaggio da mmogno »

Se sei sicura che la famiglia Fratucello venga dalla provincia di Ferrara (in Emilia), potresti cercare in quali Comuni sono frequenti i cognomi Nalin(o), Fratucello, Savioli.
http://italia.indettaglio.it/ita/cognom ... magna.html

Il cognome Fratucello in Emilia e Romagna adesso esiste solo nei Comuni di Copparo e Tresigallo. Potresti provare a chiedere l'atto di nascita agli Uffici di Stato Civile

1) di Copparo
http://www.comune.copparo.fe.it/nqcontent.cfm?a_id=836

Indirizzo: Residenza Municipale (piano terra) - via Roma 22 - 26
Telefono: 0532 864604
E-mail: dcapatti@comune.copparo.fe.it
Responsabile: Rita Sattin
Tel. Responsabile: 0532 864622

Raffaella Benini stato civile 0532864603
rbenini@comune.copparo.fe.it

2) di Tresigallo
http://www.comune.tresigallo.fe.it/inde ... emografici

Responsabile d'Area: Alessandra Mistroni
Telefono: 0533 607724
E-mail: a.mistroni @ comune.tresigallo.fe.it
Referente: Antonella Magnanini
Telefono: 0533 607740 - 607726
Collaboratore: Gloria Dalla Libera
Telefono: 0533 607737
Sede: Piazza Italia, 32 - Piano terra
Fax: 0533 607710
E-mail: anagrafe @ comune.tresigallo.fe.it

adrifiuza
Livello1
Livello1

Messaggio da adrifiuza »

Mmogno,

Muito obrigada pelas informaçoes! Vou entrar em contato com o Uffici di Stato Civile
dessas cidades, procurei apenas em Ferrara e lá nao havia nenhum registro. Muito valiosa a informaçao.

Adriana.

adrifiuza
Livello1
Livello1

Messaggio da adrifiuza »

Crviero,
Também vou procurar no Archivio di Stato di Reggio Emilia, pode estar lá também. Procurei no Archivio de Ferrara e nao tinha nada.
Obrigada!

Adriana.

adrifiuza
Livello1
Livello1

Messaggio da adrifiuza »

Allan, agradeço também, nao tinha escaneada a lista de desembarque dos passageiros.

Adriana.

adrifiuza
Livello1
Livello1

Messaggio da adrifiuza »

Olá, tenho outra dúvida, escrevi para vários cartórios solicitando a pesquisa e a certidao de nascimento do meu bisavô e alguns já me responderam, inclusive o de Copparo, infelizmente nao tem nada lá no cartório. Mas a busca continua porque acho que estou chegando perto. A minha dúvida é se seria possível existir também uma certidao de batismo em alguma Igreja mesmo o meu bisavô tendo nascido entre 1887 e 1891. Tivemos outra pista, parece que ele poderia ter nascido em um lugar que agora está quase desabitado, em Ferrari, frazione di Coli ou em Verogna, frazione di Bettola na Emilia Romagna. Alguns parentes apontaram para esses lugares, diferentemente de Ferrara como havíamos pensado antes. Neste caso a busca poderia ser nas Igrejas também? Obrigada. Adriana.

Rispondi