Pesquisa - Filippo Gallo

Você fala português? Está procurando os ancestrais italianos? Deixe aqui o teu recado. Faremos todo o possível para ajudar.

Moderatori: crviero, Collaboratori, Staff

Rispondi
bragallo
Livello1
Livello1

Pesquisa - Filippo Gallo

Messaggio da bragallo »

Sr. responsável,

Estou efetuando pesquisa para obter maiores informações a respeito do local exato de nascimento de meu bisavô em território italiano, e conseguir a sua Certidão de Nascimento Italiana.

Os dados que possuo são os seguintes:

Primeiramente, em busca realizada nos arquivos do portos brasileiros, um senhor de nome FILIPPPO GALLO ou FELIPPO GALLO - que imagino ser meu bisavô - teria chegado ao Rio de Janeiro em 25/05/1876, no barco à vapor POITOU.

Segundo as informações de desembarque no Brasil, o navio tinha procedência de NÁPOLES, tendo informado Filippo, que ele era solteiro, 24 anos (supostamente), italiano da província de SALERNO.

No Brasil, ele se casou com minha bisavó - AMÉLIA DA SILVA GALLO (natural do Estado do Bahia) - supostamente, entre 1887 e 1892.
Já providenciei a pesquisa junto à Cúria da Igreja Católica do Rio de Janeiro, no objetivo de obter a Certidão de Casamento dos dois, apesar de ter se passado muito tempo.

Consta do Atestado de Óbito de meu bisavô - Filippo - datado de 08/01/1902, que FELIPPE GALLI (imagino que esteja com a grafia errada) teria 44 anos de idade, quando morto.
De acordo com as duas informações - de chegada ao porto do Rio e de seu Atestado de Óbito - imagino que meu bisavô TENHA NASCIDO ENTRE 1850 e 1860.....

Uma informação muito importante é a que consta na Certidão de Nascimento - do ano 1.894 - de meu avô - Antonio da Glória Gallo (primeiro filho de Filippo), que os PAIS DE FILIPPO GALLO seriam:

- DOMENICO GALLO (pai de Filippo Gallo) e THEREZA BEMPONE (mãe de Filippo Gallo) - podendo ser ainda, THERESA BEM PONE, ou, TERESA BEMPONE, ou ainda, TERESA BEM PONE - as duas últimas hipóteses de melhor grafia em italiano.

Consta ainda em outros documentos diversos de nossa família, o nome de meu bisavô com as seguintes grafias: FILIPPO GALLO - FELIPPO NERY GALLO - FELIPPO GALLO - FELIPPE GALLI - FELIPPE GALLO.

Como se vê fico em dúvida qual a grafia correta que deveria ter sido adotada no Brasil.

Assim, peço a sua grata e valiosa ajuda para obter maiores dados a respeito de meu BISAVÔ - FILIPPO GALLO - para que possa requerer a minha nacionalidade italiana.

Muito grato,

BRUNO GALLO

crviero
Moderatore
Moderatore

Messaggio da crviero »

Bom dia sr Bruno, bem vindo ao fórum.
A questão da grafia correta varia muito. Ter uma indicação de provável origem já é meio caminho. Esperamos poder ajudá-lo de alguma forma. Aguarde.

Gianlu
Amministratore
Amministratore
Contatta:

Re: Pesquisa - Filippo Gallo

Messaggio da Gianlu »

bragallo ha scritto:um senhor de nome FILIPPPO GALLO ou FELIPPO GALLO - que imagino ser meu bisavô
:shock:
In che sensi "immagini" essere il tuo antenato? :roll:
Se non hai la certezza che sia lui, perché lo cerchi? :? :roll:
La calma è la virtù dei forti, la pazienza dei genealogisti... - Gianluca

sonia67
Livello6
Livello6

Messaggio da sonia67 »

Dall sito ricerca Leva Salerno vengono fuori
5 Gallo Filippo per quel periodo ma nessuno figlio di Domenico

http://151.12.58.123/assalerno/index.ph ... te-di-leva

Comunque, ci può dare un indizio che molti dei Gallo presenti nella lista di Salerno provengono dal comune di Licusati?

Dal sito Cognomix e da Internet, il cognome "Bempone o Benpone" non gli trovo, "Bem" cosi scritto non sembra esistere, invece Ben risulta essere più dal Nord'Italia, nonostante si trova un piccolo gruppetto di Ben a "Pagani" che non è poi cosi lontano di Licusati (non so se considerarlo, perché questo gruppo potrebbe essersi stabilito a posteriore)
Invece il cognome "Pone" in provincia di Salerno e ben stabilito a "Sala Consilina" molto vicino di Licusati.
La zona potrebbe essere intorno li.

Il Cognome della madre potrebbe anche essere "Benzone" che comunque sulle liste non si trova.

Per ultimo essendo il sito molto versatile, ho fatto mille giri col cognome della madre senza avere un risultato consono, più che quello indicato prima.

Puoi postare l'immagine del documento dove si vedono i nomi dei genitori, per vedere se ci sono altre possibilità?

crviero
Moderatore
Moderatore

Messaggio da crviero »

Sr Bruno,
Segundo consta no reg nasc de Antonio, a declarante informa que Filippo e Amelia da Silva Gallo casaram-se no Estado da Bahia, ignorando a freguesia (município).

O casal teve outros filhos além do Antonio, antes ou depois? Quem sabe encontre algum dado esclarecedor!
Também sugiro verificar os batismos.

bragallo
Livello1
Livello1

Messaggio da bragallo »

Prezado Sr,

Estou enfrentando muita dificuldade de encontrar dados a respeito do casamento de meus bisavós - Filippo e Amélia - no Estado da Bahia.
Os Arquivos da Cúria constantes em Salvador - BA não se encontram perfeitamente disponíveis, inclusive em relação dos casamentos realizados em cidades do interior do referido estado, como imagino ser o caso.

Já solicitei a Certidão de Batismo de meu avô Antonio - filho de Filippo e Amélia - de forma a comprovar a filiação do mesmo, como Filho Legítimo, pela Igreja Católica do Rio de Janeiro.
Ele foi o primeiro filho do casal - de um total de 04 filhos.

A propósito, tenho a certidão de batismo de uma das irmãs de meu avô (América), e nada mais. Nela consta que América é filha legítima de Felippe Nery Gallo.

Passo a crer que a grafia correta de meu bisavô contenha FILIPPO NERY GALLO, sendo esta mais uma dúvida.

Quanto à dúvida dos nomes do pais de Filippo, reitero aquilo que consta da certidão de nascimento de Antonio da Glória Gallo os seguintes nomes: DOMENICO GALLO e THEREZA BEMPONE....

Agradeço a enorme presteza.

BRUNO GALLO

Tonia
Esperto
Esperto

Messaggio da Tonia »

Il cognome potrebbe essere Tempone?

crviero
Moderatore
Moderatore

Messaggio da crviero »

Ciao,

Dopo qualche ricerca ho trovato qualcosa di interessante.

Quello Filippo Gallo che Bruno pensava essere suo antenato arrivato nel 1876 non deve essere lo stesso.

In due registri di nascita delle figlie di Filippo (in Brasile si chiamava Felippe Nery Gallo) sono dichiarati gli avi paterni: Domingos (Domenico) Gallo e Thereza (Teresa) Rampone !!!

Allora, guardando i motori di ricerca troviamo Gallo in tutta l'Italia. Ma piu' concentrati nel Piemonte e in Campania. Anche ho trovato Rampone in queste due regioni.

Nel 1899 dichiara che tanto Domenico che Teresa erano ancora vivi in Italia!

Rispondi