procura de meu trisavô

Você fala português? Está procurando os ancestrais italianos? Deixe aqui o teu recado. Faremos todo o possível para ajudar.

Moderatori: crviero, Collaboratori, Staff

adrianacampos
Livello1
Livello1

procura de meu trisavô

Messaggio da adrianacampos »

Boa tarde!
Me chamo Adriana, moro no Brasil e estou em busca de meu trisavô que nasceu na Itália.
Nome dele era Domenico Marchiori e sua esposa era Carolina.
Minha mãe fala que ele era marinheiro.
Ele teve meu avô chamado Jose Marchiori com sua companheira Severina.
Minha mãe fala que meu avô Jose nasceu na Itália também...
Eu achei em documentos de Família uma copia de um documento que fala que Jose nasceu em Alfredo chaves, RS Brasil na data de 12/03/1889.
Fica bem confuso de saber, pois não tem nenhum documento que comprove que ele era da Itália.
Liguei para o cartório em Alfredo Chaves e consta lá um nascimento de um Jose Marchiori nascido em 12/03/1893 e que seus pais eram naturais de Vicenza Itália, consta que o nome dos pais eram Carolina e Domenico...
Consta também um Mario Marchiori que era irmão de Jose Marchori.
Isso bate, pois realmente o meu avô Jose tinha um irmão chamado Mario...
Fui em um arquivo publico e encontrei em um livro de Alfredo chaves, um Domenico Marchiori que veio para o Brasil aos 22 anos.
esse Domenico que eu não sei se é o meu trisavô vivia em Maróstica Itália e o nome dos pais dele eram Giuseppe Marchiori e Bortolina Pasqualin.
Eu achei um óbito em Porto Alegre, RS Brasil de um Domenico Marchiori que morreu aos 43 anos de febre Tifoyde. Então eu já não sei se eu estou no caminho certo e se esse jose que eu estou procurando é realmente o meu avô e automaticamente o meu trisavô Domenico.
Preciso descobrir se meu avô Jose nasceu na Itália e e para o Brasil e foi registrado novamente e achar o meu trisavô domenico Marchiori.
preciso muito descobrir pois quero para fazer a minha cidadania.
desde já agradeço a atenção!

mmogno
Collaboratore
Collaboratore

Messaggio da mmogno »

Sai il cognome di Carolina?
Domenico e Carolina si sono sposati in Italia?
Quando sono arrivati in Brasile?
Sono arrivati con altri familiari?
Dove sono arrivati?
Emilio Lussu: “Che ne sarebbe della civiltà del mondo, se l’ingiusta violenza si potesse sempre imporre senza resistenza?”
🇺🇦 Slava Ukraine! 🇺🇦
🎗🇮🇱תחי ישראל🇮🇱🎗

adrianacampos
Livello1
Livello1

Creio que seja Carolina Coradin, pois no cartório onde achei o suposto avô Jose Marchiori consta esse nome.
Acredito que eles se casaram no Brasil porque tenho um documento da policia que consta que o nome dela está como Carolina Marchiori.
então acho que após o casamento ela mudou o nome.
a data de nascimento dela é 5/de junho de 1872.
No registro que encontrei em Alfredo Chaves está como Carolina Coradin, mas não tenho a certeza que este registro é o que eu estou procurado, só que tem muitas evidencias que sim.
Se estou no caminho certo eles chegaram ao brasil em 1891.
Não sei se veio outras pessoas da fámilia.

crviero
Moderatore
Moderatore

Messaggio da crviero »

Adriana,
Toda essa confusão pode ser resolvida assim:
1. Em sua certidão de nascimento constam os avós paternos e maternos

2. Na certidão de nascimento de seu pai/mãe constam os nomes dos avós paternos e maternos deles, ou seja, seus bisavós;

Informe em ordem cronológica esses nomes, com datas de nasc/casam/óbito se houver.

A partir daí será possível saber quem é quem na estória toda.

Tenho todos os livros que tratam dos imigrantes de Alfredo Chaves (Veranópolis/RS);

adrianacampos
Livello1
Livello1

Boa noite!
Preciso encontrar meu trisavô Domenico Marchiori, eu tenho 100% de certeza que ele nasceu na Itália. Minha outra duvida é justamente achar a certidão do meu bisavô Jose Marchiori, pois minha família insiste em falar que ele também nasceu na Itália e veio pequeno para o Brasil só que eu tenho uma copia de um documento que fala que ele nasceu em Alfedo Chaves, então não sei se ele chegou aqui e foi registrado novamente no Brasil ou se nasceu no Brasil????
Minha mãe fala que ele nunca conseguiu votar no Brasil porque ele tinha nascido na Itália.
Eu achei um Jose Marchiori em Alfredo Chaves, com o mesmo dia e nascimento do meu bisavô Jose Marchiori e os nomes dos pais também são os mesmo Domenico Marchiori E carolina Marchiori e consta que os pais de Jose Marchiori eram naturais de Vicenza.
Então realmente minha duvida é essa, o meu bisavô nasceu no Brasil ou na Itália???
Porque as informações não batem. No óbito do Jose Marchiori também fala que ele nasceu no Rio Grande do Sul, Brasil.
Só que muitas pessoas da minha família dizem que ele nasceu na Itália e veio para cá pequeno.

crviero
Moderatore
Moderatore

Messaggio da crviero »

Adriana,
enquanto você ficar só no "bla-bla-bla" de nada vai adiantar.
Já lhe disse: Junte as certidões que você tem de seus pais, a sua própria e anote na ordem cronológica:
1. você - sua data de nascimento e local
2. seus pais - datas de nascimento e local - data de casamento e local;
3. seus avós paternos e maternos - datas de nascimento e local - data de casamento e local.
4. seus bisavós paternos e maternos;

Com esses dados você terá condições de SABER quem são seus avós e bisavós!

Então, nos informe o que você conseguiu juntar, ok.

Senão fizer isso, como você quer ser ajudada?

sonia67
Livello6
Livello6

Messaggio da sonia67 »

Adriana, O melhor modo é fazer como diz @crviero

Eu tenho uma dúvida e um esclarecimento que pode servir a vc:
adrianacampos ha scritto:Ele teve meu avô chamado Jose Marchiori com sua companheira Severina.
Quem é a mãe de José? Severina o Carolina?

adrianacampos ha scritto:Acredito que eles se casaram no Brasil
Seu trisavô Domenico Marchiori parece que se casou em 1891
com (Corina /=Carolina?) Coradin em Alfredo Chaves
https://www.familysearch.org/ark:/61903 ... cat=263346

Domenico Marchiori (22 anos = nasceu perto 1869/1870)
pae: Giuseppe Marchiori (residente em Italia)
mae: Bortola Pasqualin (falleceu em Italia)

Corina /=Carolina? Coradin (17 anos = nasceu perto 1874)
pae: Giovanni Coradin
mae: Luigia Smania

sonia67
Livello6
Livello6

Messaggio da sonia67 »

adrianacampos ha scritto:Eu achei em documentos de Família uma copia de um documento que fala que Jose nasceu em Alfredo chaves, RS Brasil na data de 12/03/1889.
Fica bem confuso de saber, pois não tem nenhum documento que comprove que ele era da Itália.
Liguei para o cartório em Alfredo Chaves e consta lá um nascimento de um Jose Marchiori nascido em 12/03/1893 e que seus pais eram naturais de Vicenza Itália, consta que o nome dos pais eram Carolina e Domenico...
1) Você pode postar o documento com a data de 03/12/1889?

2) Veja aqui o nascimento de GIUSEPPE Giovanni MARCHIORI em Alfredo Chaves 12/03/1893
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:9392-36NH-8

Eu acho que é so um erro de cópia, um erro de interpretação na leitura do acto de nascimento de Giuseppe (Jose).
Acho que nasceu em Brasil (não é difícil confundir 93 com 89)
É muita coincidência que os dois são no mesmo dia 12 de março e dos mesmos pais.
E ainda parece que no cartorio de A. Chaves o nome dele é Giuseppe e não Jose
(Daí também a confusão em pensar que é italiano)

Nota:
Puoi anche contattare chi ha compilato questo albero ed scambiare informazione:
https://www.familysearch.org/ark:/61903/2:2:3X5C-4JD

adrianacampos
Livello1
Livello1

Retorno crviero

1.Adiana Gonçalves Campos
Nascida em:13/08/1971 Porto Alegre, Rs.
2. Pai: Odair dos Reis Gonçalves
Nascido em: 05/08/1952, Guaiba, Rs.
Mãe: Flavia Isolina Marchiori
Nascida em: 25/09/1952, Porto Alegre, Rs.
Casamento: 23/12/2014
3.Maternos
vo: Eva Barbosa Marchiori.
05/05/1929 Porto Alegre, RS.
vô: Dalgo Marchiori
23/02/1924 Porto Alegre, RS.
Casamento: 16/03/1947 Porto Alegre, RS.
A unica informação dos avos paternos que eu tenho são os nomes que são: Nair dos Reis Gonçalves e Vadinho dos Reis Gonçalves

4.Bisavos Maternos
Jose Marchiori
12/03/1889 (ACHO QUE ALFREDO CHAVES)
Severina Lucatti
11/01/1886 (Italiana)
Bisavos Paternos eu desconheço.

adrianacampos
Livello1
Livello1

Mae Jose

A mae do jose é Carolina, A severina é esposa dele.

mmogno
Collaboratore
Collaboratore

Messaggio da mmogno »

Dove hai trovato che Domenico veniva da Marostica?
Emilio Lussu: “Che ne sarebbe della civiltà del mondo, se l’ingiusta violenza si potesse sempre imporre senza resistenza?”
🇺🇦 Slava Ukraine! 🇺🇦
🎗🇮🇱תחי ישראל🇮🇱🎗

adrianacampos
Livello1
Livello1

mmogno ha scritto:Dove hai trovato che Domenico veniva da Marostica?
Essa informação eu achei no livro de Alfredo Chaves, dos imigrantes onde diz q O Domenico veio pro Brasil aos 22 anos com a carina coradin,e q ele residia em Marostica, esse livro esta no arquivo publico de Porto Alegre RGS .

adrianacampos
Livello1
Livello1

Re: Mae Jose

adrianacampos ha scritto:A mae do jose é Carolina, A severina é esposa dele.

Mãe do JOSE: CAROLINA

Esposa: Severina

crviero
Moderatore
Moderatore

Messaggio da crviero »

Adriana, ainda estou preparando a resposta. Posto à tarde aqui.

crviero
Moderatore
Moderatore

Messaggio da crviero »

Adriana,
você recebeu aqui no fórum, atenção, disponibilidade, e todas as informações que ora disponibilizamos para você logo abaixo.

Nosso trabalho é voluntário, mas nosso tempo e serviço prestado nos custa tempo, dedicação, etc além de dar a qualquer um que aqui chega, muita informação.

Na coluna à esquerda, você encontra o "botão" "DONAZIONE". Não se acanhe.

Assim, peço que nos brinde com sua generosidade, contribuindo por modesto que seja, para podermos continuar auxiliando tantos.

Bem, vamos lá.

O José Marchiori que você procura é aquele mesmo que nasceu em Veranópolis (antiga Alfredo Chaves) no dia 12/03/1893.

Veja o registro civil de nascimento original no link>

É filho de Domenico Marchiori e de Carolina (ou Corina/Carina) Coradin
ou Corradin, filha de Domenico e Luigia Smania.

Os pais de José Marchiori, Domenico Marchiori e Carolina Coradin casaram-se no registro civil em Veranópolis dia 16/11/1891.

link do registro de casamento original>

Então o Giuseppe/José é nascido no Brasil e não na Itália!

José Marchiori e família mudou-se para Porto Alegre na primeira década dos anos 1900.

José Marchiori casou-se em primeiras núpcias com Antonia Brancher (Branchieri/Branchelli) no registro civil, dia 30/11/1914 - Porto Alegre/RS

link do registro civil de casamento original>
https://www.familysearch.org/ark:/61903 ... cat=245846

Antonia Brancher (filha de Giovanni Brancher e Giovanna Zardo) faleceu em Porto Alegre dia 09/02/1917, e deixou apenas um filho de nome Primo Marchiori.

Reg civil de óbito original>

A partir daí, não achei segundo casamento civil de José e Severina Lucatti/Lucotti. Entretanto, nos registros de nascimento de dois filhos constam como casados civilmente.

Severina Lucotti era viúva de Giuseppe Chiaparini, casados em Nova Bassano/RS.

Primeiro filho de José Marchiori x Severina Lucotti/Lucatti: Amabile, nascida a 06/07/1920. Veja registro de nascimento civil original no link>

Segundo filho de José Marchiori x Severina Lucotti/Lucatti: Dalgo Marchiori, nascido em P.Alegre dia 23/02/1924. Veja o registro de nascimento civil original no link>

Há alguns erros na descrição dos avós e nas idades, por isso torna difícil precisar exatamente datas e nomes. Mas no geral é isso que está acima.

Em uma anotação no livro "Povoadores das colônias Alfredo Chaves, Guaporé e Encantado" da EST Editora, consta na pág. 860 o seguinte:

MARCHIORI, Domenico, 22a, f. de Giuseppe (res. em Marostica/VI) e de Bortola Pasqualin (falec. em Vallonara/VI) c. a 17/10/1891 com Carina Coradin, f. de Giovanni e Luigia Smania, da III Sec. I S Leste, 10 (PA, AC, pr. 95, 1891)

Era isso.

Rispondi