"genealogista" iniciante

Você fala português? Está procurando os ancestrais italianos? Deixe aqui o teu recado. Faremos todo o possível para ajudar.

Moderatori: crviero, Collaboratori, Staff

Rispondi
fermton
Livello1
Livello1

"genealogista" iniciante

Messaggio da fermton »

Olá a todos e todas! Meu nome é Fernando e estou iniciando agora neste mundo da pesquisa genealógica, e confesso que tem sido (ao menos por enquanto) bastante instigador e emocionante a cada nova descoberta.

Estou pesquisando meus diversos antepassados italianos de minha linhagem paterna (minha linhagem materna não é de italianos) e já cheguei a oito de meus tataravós (Tonan, Mason, Largura, Dall'Omo, Fent e Carazzai – os outros dois sobrenomes são ainda desconhecidos). Estes meus antepassados são nascidos e/ou falecidos nas comune de Trebaseleghe, Moriago della Battaglia, Feltre e Pederobba.

E é agora que estão surgindo as dificuldades, pois os registros nas comune passam a não mais existir (visto que em sua maioria são após 1871). Mesmo quando imagino que esses registros existam (principalmente no caso de óbito após 1871) não sei a data exata para solicitá-los. Será que essas comune possuem registros digitais, para buscar apenas pelo sobrenome, sem precisar de datas? Não perguntei quando solicitei alguns registros...

Nos casos de registros de nascimento, preciso recorrer às paróquias, mas também entra a dificuldade de eu não ter a data exata.

Por isso, deixo aqui essas minhas informações, pro caso de alguém estar pesquisando nas mesmas cidades ou os mesmos sobrenomes e porventura puder dar alguma ajuda. Se tiverem dicas também aceito! ;)

No momento, para não ficar parado, estou pesquisando algumas informações de meus antepassados aqui no Brasil mesmo, para deixar meus registros mais completos (local de nascimento e morte, cidade onde moraram, fotografias, etc).

Abraços e parabéns pelo fórum!
Ultima modifica di fermton il mercoledì 11 maggio 2016, 14:40, modificato 1 volta in totale.

crviero
Moderatore
Moderatore

Messaggio da crviero »

Olá Fernando,
Talvez seja mais interessante se você puder especificar mais objetivamente o que necessita como: nome e sobrenome, local, data aproximada, e tipo de evento, se nascimento, casamento ou morte. Lembrando que para os "comuni" da província de Treviso há muitas lacunas devido à destruição nas guerras. Quanto aos "comuni" de Trebaseleghe PD existem online a partir de 1871 (veja site Familysearch) e Feltre, BL, no Ancestry.it mediante pagamento.
Se você especificar quais nomes está procurando por comuni talvez possa ser possível ajudá-lo.
Cesar

fermton
Livello1
Livello1

Messaggio da fermton »

Obrigado, crviero.

Sim, foi justamente no Familysearch que encontrei informações de Trebaseleghe. E eu não sabia que as informações de Feltre se encontravam online. Desculpem-me por ser genérico demais, como eu disse, estou apenas iniciando nesse processo. Sendo específico, então, estão aqui mais detalhadamente as informações que procuro:

Luigi Tonan (filho de Giovanni Tonan e Maria ?) - nascido em Trebaseleghe em 1825 e falecido em 1873. Procuro atto di battesimo (tendo em vista que os registros da Comune são a partir de 1871) para descobrir o dia exato do nascimento e confirmar os nomes do pai e da mãe (cujo sobrenome desconheço). Encontrei o atto di morte pelo family search, nos arquivos de Trebaseleghe.

Giovanni Tonan (pai do Luigi Tonan, citado acima) - procuro qualquer documento e informação, pois conheço apenas o nome por estar citado no atto di morte de Luigi Tonan. Calculo que nasceu antes de 1815 e morreu depois de 1825 em Trebaseleghe.

Luigi Mason e Giovanna ? (casados, e pais de Maria Mason) – nascidos e falecidos em Trebaseleghe. Procuro qualquer documento pois conheço apenas seus nomes que foram citados no atto di morte de Maria Mason (sua filha, falecida em 1872). Calculo apenas que faleceram após 1825 e nasceram antes de 1815.

Francesco Largura (casado com Bortola Dall'omo e pai de Amadeo Largura) – nascido e falecido em Feltre (mais provável) ou Lentiai (menor probabilidade). Procuro qualquer informação pois conheço apenas o nome, que foi citado na certidão de nascimento de Amadeo Largura (ou Amedeo). Nasceu antes de 1847 e faleceu após essa data. Suponho que o atto di morte dele se encontre nos arquivos da comuna de Feltre, pois me enviaram a certidão de nascimento de seu filho, que é de 1847. Espero que com algum desses documentos eu consiga subir mais um degrau na minha genealogia.

Bortolla Dall'omo (casada com Francesco Largura e mãe de Amadeo/Amedeo Largura) – mesmo caso do Francesco acima, conheço apenas seu nome por estar citado na certidão de nascimento de Amado Largura). Possivelmente nasceu e faleceu em Feltre (ou talvez em Lentiai, mas pouco provável), e deve ter seu atto di morte nos arquivos da comuna de Feltre, pois eles parecem ter documentos a partir de 1847.

Arcangelo Fent e Maria Carazzai (casados e pais de Rosa Fent) – naturais de Feltre, conheço seus nomes por estarem citados no atto di nascita de Rosa Fent (sua filha nascida em 1849) disponibilizado a mim pela comuna de Feltre. Procuro qualquer informação e documento no sentido de obter mais dados sobre eles (data e local de nascimento e de morte, nomes dos pais, etc). Acredito que seus atti di morti também se encontrem nos arquivos de Feltre.

Obrigado uma vez mais por toda a ajuda, em especial se puder ajudar a localizar esses nomes nos arquivos de Feltre. :)

crviero
Moderatore
Moderatore

Messaggio da crviero »

Caro Fernando
Encontrei os registros de morte de Francesco Largura, Maria Carazzai. Mais tarde, te envio as imagens via email, ok?

Cesar

fermton
Livello1
Livello1

Messaggio da fermton »

crviero ha scritto:Caro Fernando
Encontrei os registros de morte de Francesco Largura, Maria Carazzai. Mais tarde, te envio as imagens via email, ok?

Cesar
Nossa, que maravilha!!! Muito obrigado de verdade, te agradeço imensamente. :D

crviero
Moderatore
Moderatore

Messaggio da crviero »

Caro Fernando,
Em relação à família oriunda da província de Pádova, comune de Trebaseleghe, os registros anteriores à setembro 1871 só serão pesquisáveis na(s) paróquia(s).

Da mesma forma, os registros de Feltre só estão disponibilizados online no site do Ancestry.it mediante cadastro e pagamento conforme modalidades disponíveis. Os registros anteriores à 1871 também são pesquisáveis nas paróquias correspondentes.

A menos que conheça alguém que se disponha a fazer as pesquisas dirigindo-se aos arquivos das paróquias pessoalmente, não há previsão de disponibilização online dos arquivos paroquiais.

Por enquanto, resta àqueles que desejam pesquisar seus antepassados em períodos anteriores a 1871, em algumas províncias, esperarem até algum dia esses arquivos sejam disponibilizados para pesquisa online ou mediante serviços prestados por terceiros.

Por enquanto é isso.

Cesar

crviero
Moderatore
Moderatore

Messaggio da crviero »

Mais...

Consultando o site Archivio storico del Distretto Militare di Padova - Leva Militare delle province di Padova e Rovigo 1846 - 1902, encontrei dados do Candido Tonan, filho de Luigi e Maria Mason, que nasceu em Trebaseleghe dia 10/05/1865.

fermton
Livello1
Livello1

Messaggio da fermton »

Obrigado, está sendo de muitíssima ajuda. Te respondi por e-mail e fiz algumas perguntas obre o que você me enviou.

Continuei minhas pesquisas pelo Family Search e encontrei o sobrenome da mãe do Luigi (por meio do óbito de um irmão dele): Piran. E vou tentar esse "Archivio storico del Distretto Militare di Padova". Se tiver dúvidas eu te pergunto! ;)

fermton
Livello1
Livello1

Messaggio da fermton »

Dei uma olhada nesse Archivio Storico, mas só consegui ver alguns poucos dados. É isso mesmo? Ou dá pra conseguir uma cópia do registro militar? Obrigado.

crviero
Moderatore
Moderatore

Messaggio da crviero »

Oi, no site só a pesquisa mesmo. Para obter cópia de documentos deve-se dirigir ao Archivio, via email mesmo, deve ter no site o email para contato e as intruções.

Cesar

fermton
Livello1
Livello1

Messaggio da fermton »

Valeu. Com todos essas orientações, informações e documentos que você me enviou já tenho bastante material pra trabalhar e pesquisar pelas próximas semanas. Vou fazer o registro no Ancestry.it para dar uma olhada melhor no acervo deles, especialmente em Feltre.

Depois disso pulo pro outro ramo de minha família italiana, oriundos de Moriago della Battaglia e Pederobba.

fermton
Livello1
Livello1

Messaggio da fermton »

Olá, amigos, continuo empenhado em minhas pesquisas, e vou precisar uma vez mais da ajuda de vocês. A partir dos documentos enviados a mim pelo Cesar, consegui descobrir um antepassado chamado Giovanni Maria Carazzai, casado com Rosa Gorza e pai de Maria Carazzai.

Pesquisando na internet, encontrei algumas informações que não consegui confirmar por falta de documentos. Ao que parece, Giovanni Carazzai nasceu em 1790 na comune de Santa Giustina, e faleceu em 1879 na mesma localidade. Como a data de falecimento é posterior a 1871 (data em que as comunes passaram a ter os registros) imagino que o registro de óbito dele possa talvez estar disponível online. Mas não consegui encontrar, nem o óbito dele e nem o de Rosa Gorza, sua esposa (o de Maria Carazzai eu tenho). Agradeço qualquer ajuda. Muito obrigado. :)

Rispondi