Informação de Antenato Pedro Zanardini

Você fala português? Está procurando os ancestrais italianos? Deixe aqui o teu recado. Faremos todo o possível para ajudar.

Moderatori: crviero, Collaboratori, Staff

Rispondi
iryanpeters
Livello1
Livello1

Informação de Antenato Pedro Zanardini

Messaggio da iryanpeters »

Olá a todos.
Estou buscando informação de meu tetravô italiano Pedro Zanardini. O que consegui apurar até o momento é que ele é oriundo da Toscana e foi para o Brasil com a ajuda do Vaticano fugindo do serviço militar da Austria (a qual pertencia uma parte do norte da Italia). Era Filho de Faustino Zanardini e Margarida Carboni. Casou no Brasil em 1856.
Como ele casou em 1856, estimo que foi para o brasil pelos anos de 1850, e nos arquivos de imigração italiana no Brasil a data limite de pesquisa é 1880.
Por isso peço a ajuda de alguém que saiba ao menos em qual cidade da Toscana esse sobrenome é mais frequente para que eu possa focar meus esforços junto aos arquivos nacionais e a comune específica.
Qualquer informação é super bem vinda.
Agradeço a ajuda de todos.
Iryan

crviero
Moderatore
Moderatore

Messaggio da crviero »

Olá Iryan, bem vindo ao fórum!
De fato, para essa época é muito difícil encontrar registro de entrada.
Pelo que pude verificar o sobrenome Zanardini é mais difuso na Lombardia, região da província de Brescia.

Já o sobrenome Carbone/i tem presença mais acentuada na província de Milão e demais da Lombardia.

Não sei se conheces, mas pesquisando os jornais antigos do Estado do Paraná, encontramos algumas referências para Pedro Zanardini.

Site da Biblioteca Nacional - Hemeroteca digital brasileira> http://memoria.bn.br/hdb/periodico.aspx

Já em 1855 Pedro Zanardini foi contratado (ele e mais outros sócios) para abertura de estradas e pontes naquela região onde se casou.

Eu sugeriria que contatasse o Arquivo Público do Paraná, em Curitiba, pois deve haver documentos que podem conter informações interessantes.

Infelizmente os registros disponíveis da província de Brescia para pesquisa online se referem ao período napoleônico (1805/6 - 1813/5) e Stato civile - a partir de 1866.

Mas nem todos os "comuni" estão disponíveis.

Quando a origem ser da Toscana, tudo é possível, afinal já faz bastante tempo que isso ocorreu!

Por enquanto, é o que posso te oferecer de ajuda.

iryanpeters
Livello1
Livello1

Olá Cesar. Muito obrigada pela sua ajuda. Acabei de ler ambos os jornais que meu tetravô é citado e foi emocionante. Já fiz uma busca no familysearch, mas apontam para a vida dele pós chegada ao brasil, como casamento e batizado dos filhos.
Vou tentar averiguar nessas regiões que vc citou.
Li em outro site sobre a possibilidade de procurar antepassados via registros militares já que esse, segundo a minha família sabe, foi o motivo da saída dele da Itália.
Você tem conhecimento de algum banco de dados desse porte?
Agradeço imensamente o compartilhamento dessas informações e todo o conhecimento que vocês estão disseminando.
Parabéns pela dedicação.
Abraço

Gianlu
Amministratore
Amministratore
Contatta:

Re: Informação de Antenato Pedro Zanardini

Messaggio da Gianlu »

iryanpeters ha scritto:é que ele é oriundo da Toscana e foi para o Brasil com a ajuda do Vaticano fugindo do serviço militar da Austria (a qual pertencia uma parte do norte da Italia).
crviero ha scritto:o sobrenome Zanardini é mais difuso na Lombardia
La Toscana non faceva parte del Regno Lombardo-Veneto dipendente dall'Austria; la Lombardia sì (fino al 1859). ;)
La calma è la virtù dei forti, la pazienza dei genealogisti... - Gianluca

iryanpeters
Livello1
Livello1

Gianlu ha scritto:
iryanpeters ha scritto:é que ele é oriundo da Toscana e foi para o Brasil com a ajuda do Vaticano fugindo do serviço militar da Austria (a qual pertencia uma parte do norte da Italia).
crviero ha scritto:o sobrenome Zanardini é mais difuso na Lombardia
La Toscana non faceva parte del Regno Lombardo-Veneto dipendente dall'Austria; la Lombardia sì (fino al 1859). ;)
Grazie Gianlu.

SuzyMeltior
Livello1
Livello1

Messaggio da SuzyMeltior »

iryanpeters ha scritto:Olá a todos.
Estou buscando informação de meu tetravô italiano Pedro Zanardini. O que consegui apurar até o momento é que ele é oriundo da Toscana e foi para o Brasil com a ajuda do Vaticano fugindo do serviço militar da Austria (a qual pertencia uma parte do norte da Italia). Era Filho de Faustino Zanardini e Margarida Carboni. Casou no Brasil em 1856.
Como ele casou em 1856, estimo que foi para o brasil pelos anos de 1850, e nos arquivos de imigração italiana no Brasil a data limite de pesquisa é 1880.
Por isso peço a ajuda de alguém que saiba ao menos em qual cidade da Toscana esse sobrenome é mais frequente para que eu possa focar meus esforços junto aos arquivos nacionais e a comune específica.
Qualquer informação é super bem vinda.
Agradeço a ajuda de todos.

Iryan

Olá Iryan

Também sou descendente do Pedro Zanardini, ele é meu trisavô. Descendo do Tacito Marcondes Zanardini, filho dele.
Encontrei em Palmeira, Paraná, o inventário dele, onde consta também os dados pessoais, foi declarado por ele quando fez o testamento com um tabelião.
Creio que poderei te ajudar nas suas buscas.
Abraço

Rispondi