Registro de Nascimento ou Batismo de Francesco Antoniolli

Você fala português? Está procurando os ancestrais italianos? Deixe aqui o teu recado. Faremos todo o possível para ajudar.

Moderatori: crviero, Collaboratori, Staff

patantonioli
Livello1
Livello1

Registro de Nascimento ou Batismo de Francesco Antoniolli

Messaggio da patantonioli »

Boa noite,

Consegui achar o atto di matrimonio do meu antenato, Francesco Antoniolli e está aqui https://www.familysearch.org/ark:/61903 ... d=M9Z8-N49

Ele é filho de Giacomo Antoniolli e Elizabetta Rosolen e se casou, em 30/03/1886, com Maria Pujat, que é filha de Pietro Pujat e não consta nome da mãe. O casamento ocorreu em Sacile, província de Pordenone em Friuli-Venezia Giulia.

Ali diz que ele nasceu na comuna de Cavolano. Essa região é um tanto confusa porque já vi informações sobre estar em Friuli-Venezia Giulia, especificamente na província de Pordenone, mas como quase faz fronteira com Veneto, também já vi referências à Veneto, especificamente na província de Treviso. No caso da esposa, Maria Pujat, ela é de Codognè, que realmente é na província de Treviso.

Eles vieram para o Brasil entre 1886 e 1894, pois acredito que o primeiro filho deles, já nascido no Brasil, é de 1894. Não cheguei a encontrar algo sobre a saída deles da Itália ou chegada ao Brasil.

Pela data do matrimônio e a idade que consta ali, 27 anos, tudo indica que nasceu em 1858 ou 1859. Maria Pujat, com 22 anos, deve ter nascido entre 1863 ou 1864.

Tenho outros dados sobre filhos aqui no Brasil, morte e tal, mas creio não ser relevante para este caso.

Aqui está a imagem do atto di matrimonio

Immagine

Muito obrigado pela atenção e paciência de lerem isto!

mmogno
Collaboratore
Collaboratore

Re: Registro de Nascimento ou Batismo de Francesco Antoniolli

Messaggio da mmogno »

Il matrimonio è avvenuto il 20 dicembre 1885 a Gajarine (Treviso). Il documento che posti è la trascrizione, fatta a Sacile il 30 marzo 1886, dell'atto di matrimonio.
Fancesco Antoniolli è nato a Cavolano, che è una frazione del Comune di Sacile. La Parrocchia di Cavolano è intitolata a S. Lorenzo Martire e appartiene alla diocesi di Vittorio Veneto. Per ottenere l'atto di battesimo certificato di Francesco devi rivolgerti al Servizio diocesano ricerche genealogiche e rilascio di certificazioni, come è descritto qui:
https://www.diocesivittorioveneto.it/cu ... ficati.asp
Emilio Lussu: “Che ne sarebbe della civiltà del mondo, se l’ingiusta violenza si potesse sempre imporre senza resistenza?”
🇺🇦 Slava Ukraine! 🇺🇦
🎗🇮🇱תחי ישראל🇮🇱🎗

Moscjon
Esperto
Esperto

Messaggio da Moscjon »

Qui trovi Antoniolli Giovanni, nato il 4 aprile 1862 a Sacile da Giacomo e Rosalen Elisabetta
http://www.friulinprin.beniculturali.it/ita/WebAsud/

M.

patantonioli
Livello1
Livello1

mmogno ha scritto:
mercoledì 20 settembre 2023, 2:24
Il matrimonio è avvenuto il 20 dicembre 1885 a Gajarine (Treviso). Il documento che posti è la trascrizione, fatta a Sacile il 30 marzo 1886, dell'atto di matrimonio.
Fancesco Antoniolli è nato a Cavolano, che è una frazione del Comune di Sacile. La Parrocchia di Cavolano è intitolata a S. Lorenzo Martire e appartiene alla diocesi di Vittorio Veneto. Per ottenere l'atto di battesimo certificato di Francesco devi rivolgerti al Servizio diocesano ricerche genealogiche e rilascio di certificazioni, come è descritto qui:
Obrigado por esta informação sobre o casamento. Eu não entendi a razão da transcrição do casamento em Sacile. Existe um registro de casamento deles em Gajarine?

Cavolano não pode ser considerada uma Comune? Seria algo como a que chamamos de bairro no Brasil?

No link que me passou há um documento para fazer requisição do certificado. No meu caso, preciso antes fazer uma busca para saber data exata. Ele pede a data de nascimento do antenato, mas se colocar apenas o ano, eles fazem a busca para emitir o documento? Ao final do documento pede para preencher as informações de quem irá retirar o documento. Isso quer dizer que só pode ser retirado fisicamente? Desculpe pelas dúvidas, mas não faço ideia do protocolo, se enviam fisicamente por correios ou então eletronicamente.
Moscjon ha scritto:
mercoledì 20 settembre 2023, 10:54
Qui trovi Antoniolli Giovanni, nato il 4 aprile 1862 a Sacile da Giacomo e Rosalen Elisabetta

M.
Obrigado por me apresentar este link. É muito interessante, pois indica que Francesco teve este irmão mais novo, Giovanni. Fazendo a pesquisa por Francesco aparece um nascido em 1858, mas sem os nomes dos pais.

Pelo que li e entendi, eles usam dados de registro de matrimonio para calcular a idade da pessoa. Como encontrar esses documentos? Por exemplo, no caso desse Fracesco aparecem

Fondo FONDO DI LEVA
Serie 1878
Fonte Liste di estrazione 139
Numero Atto 99 (SACILE)

Onde isto está disponível para saber se há alguma informação útil?

mmogno
Collaboratore
Collaboratore

Messaggio da mmogno »

patantonioli ha scritto:
mercoledì 20 settembre 2023, 14:43
mmogno ha scritto:
mercoledì 20 settembre 2023, 2:24
Francesco Antoniolli è nato a Cavolano, che è una frazione del Comune di Sacile. La Parrocchia di Cavolano è intitolata a S. Lorenzo Martire e appartiene alla diocesi di Vittorio Veneto. Per ottenere l'atto di battesimo certificato di Francesco devi rivolgerti al Servizio diocesano ricerche genealogiche e rilascio di certificazioni, come è descritto qui:
Obrigado por esta informação sobre o casamento. Eu não entendi a razão da transcrição do casamento em Sacile. Existe um registro de casamento deles em Gajarine?
La sposa era residente a Gajarine e, come si usava, il matrimonio è stato celebrato lì. Quindi a Gajarine deve esserci l'atto di matrimonio originale. Però non è stato messo in rete. Se ti serve, potresti chiederlo all'Ufficio di Stato Civile del Comune.
Indirizzo: Piazza Vittorio Emanuele II, 9 - 31018 Gaiarine (TV)
Telefono: 3501642558
E-mail: statocivile@comune.gaiarine.tv.it
Lo sposo era invece residente a Sacile e quindi l'atto di matrimonio è stato inviato a quel Comune perché fosse registrato anche lì.

Cavolano não pode ser considerada uma Comune? Seria algo como a que chamamos de bairro no Brasil?
Cavolano non è un Comune: però c'è una parrocchia, quella di S. Lorenzo martire.

No link que me passou há um documento para fazer requisição do certificado. No meu caso, preciso antes fazer uma busca para saber data exata. Ele pede a data de nascimento do antenato, mas se colocar apenas o ano, eles fazem a busca para emitir o documento? Ao final do documento pede para preencher as informações de quem irá retirar o documento. Isso quer dizer que só pode ser retirado fisicamente? Desculpe pelas dúvidas, mas não faço ideia do protocolo, se enviam fisicamente por correios ou então eletronicamente.
E' possibile che i dati che hai su Francesco Antoniolli siano sufficienti perché la cancelleria riesca a trovarne l'atto di battesimo, anche se non conosci la data esatta. La parrocchia deve essere molto piccola.
Può darsi che il Francesco Antoniolli che hai trovato su Friuli in prin sia quello che cerchi. Potresti chiedere all'Archivio di Udine l'atto di leva
https://archiviodistatoudine.benicultur ... a-distanza

ANTONIOLLI FRANCESCO
Nato nel 1858 a SACILE
Atto di leva IT/ASUD/LEVA/1858/E.001/SCL/P-99
Istituto ARCHIVIO DI STATO - UDINE (IT)
Fondo FONDO DI LEVA
Serie 1878
Numero Atto 99 (SACILE)

Moscjon ha scritto:
mercoledì 20 settembre 2023, 10:54

M.
Obrigado por me apresentar este link. É muito interessante, pois indica que Francesco teve este irmão mais novo, Giovanni. Fazendo a pesquisa por Francesco aparece um nascido em 1858, mas sem os nomes dos pais.

Pelo que li e entendi, eles usam dados de registro de matrimonio para calcular a idade da pessoa. Como encontrar esses documentos? Por exemplo, no caso desse Fracesco aparecem

Fondo FONDO DI LEVA
Serie 1878
Numero Atto 99 (SACILE)

Onde isto está disponível para saber se há alguma informação útil?
Emilio Lussu: “Che ne sarebbe della civiltà del mondo, se l’ingiusta violenza si potesse sempre imporre senza resistenza?”
🇺🇦 Slava Ukraine! 🇺🇦
🎗🇮🇱תחי ישראל🇮🇱🎗

patantonioli
Livello1
Livello1

@mmogno

Muito obrigado pelas explicações. Enviei e-mails para os locais indicados pedindo informações.

Gostaria de também pedir ajuda sobre outros antepassados.

Primeiro, sobre a Maria Pujat, sabe me dizer onde consigo registro seu registro e nascimento. Quando ela veio para o Brasil seu sobrenome mudou e nós registros apareceram como Poggiatti, Paggiatti, Pinati, Poyate, mas nunca Pujat. É possível que retificações sejam necessárias e talvez sua certidão de nascimento possa ser útil.

Há um outro ramo na minha família. O filho de Francesco e Maria, chamado Fioravante, que se casou com Elvira Carulla. Essa Elvira é filha de Jacyntho Carulla e Thereza Furnaletto.

Eu consegui rastrear os pais da Thereza e descobri que se chamam Antanio Furnaletto (variações Furlaneto, Furlanetti, Fulanetto) e Anna Vicenzotti (variações Vicensotti, Vicenzotto, Vicensotto) e seus registros de imigração que chegaram em 23 de fevereiro de 1888 no navio Pó.

Lá aparece que vieram do porto de Nápoles e a procedência deles seria de Gênova. Como as letras estão um pouco confusas o Antonio parece ter 20 ou 30 anos, mas me parece ser 30. Desde modo ele teria nascido em 1858. Já a Anna aparece com 20 anos e deve ter nascido em 1868.

A partir disso não sei como buscar informações de nascimentos e matrimônio desses antepassados. Aparentemente parecem ser de Gênova.

Sobre os Carulla ainda estou investigando porque há divergências sobre serem Carulla ou Carulli e fica difícil de determinar a origem. Só descobri que os pais de Jacyntho Carulla são João Carulla e Jacyntha Carulla e nasceram no Brasil.

Novamente, muito obrigado pela preciosa ajuda.

mmogno
Collaboratore
Collaboratore

Messaggio da mmogno »

patantonioli ha scritto:
mercoledì 20 settembre 2023, 20:08
@mmogno

Muito obrigado pelas explicações. Enviei e-mails para os locais indicados pedindo informações.

Primeiro, sobre a Maria Pujat, sabe me dizer onde consigo registro seu registro e nascimento. Quando ela veio para o Brasil seu sobrenome mudou e nós registros apareceram como Poggiatti, Paggiatti, Pinati, Poyate, mas nunca Pujat. É possível que retificações sejam necessárias e talvez sua certidão de nascimento possa ser útil.
Dall'atto di matrimonio del 20.12.1885 risulta che la sposa fosse Maria Pujat, detta Pujatti, di 22 anni, nata a Codognè dal fu Pietro, la madre non è nominata, residente a Gajarine. Quindi dovrebbe essere nata intorno al 1862-63.
Anche Codognè è in diocesi di Vittorio Veneto e quindi le procedure per ottenere l'atto di battesimo di Maria sono quelle già descritte. Purtroppo però nel Comune di Codognè attualmente ci sono 4 parrocchie:
Chiesa Comune Frazione Indirizzo Parrrocchiani Diocesi
Beata Vergine della Mercede Codognè Cimavilla Via Cadore-Mare - Cimavilla 720 Diocesi di Vittorio Veneto
S. Andrea Apostolo Codognè Borgo Chiesa 2.650 Diocesi di Vittorio Veneto
S. Maria Assunta Codognè Roverbasso Via Chiesa, 4 620 Diocesi di Vittorio Veneto
S. Ulderico Vescovo Codognè Cimetta Via Chiesa, 2 1.096 Diocesi di Vittorio Veneto

...
🇺🇦 Slava Ukraine! 🇺🇦
🎗🇮🇱תחי ישראל🇮🇱🎗

Langhedoc
Esperto
Esperto

Messaggio da Langhedoc »

Per quanto riguarda le altre persone che stai cercando puoi essere un po’ più preciso e mettere per ognuno di loro la data di nascita approssimativa ed il luogo presunto di nascita?
E poi possiamo vedere questa lista di sbarco del 23 febbraio 1888?
Se hai altri documenti potresti condividerli?
Grazie

patantonioli
Livello1
Livello1

mmogno ha scritto:
giovedì 21 settembre 2023, 0:37
patantonioli ha scritto:
mercoledì 20 settembre 2023, 20:08
@mmogno

Dall'atto di matrimonio del 20.12.1885 risulta che la sposa fosse Maria Pujat, detta Pujatti, di 22 anni, nata a Codognè dal fu Pietro, la madre non è nominata, residente a Gajarine. Quindi dovrebbe essere nata intorno al 1862-63.
Anche Codognè è in diocesi di Vittorio Veneto e quindi le procedure per ottenere l'atto di battesimo di Maria sono quelle già descritte. Purtroppo però nel Comune di Codognè attualmente ci sono 4 parrocchie:
Chiesa Comune Frazione Indirizzo Parrrocchiani Diocesi
Beata Vergine della Mercede Codognè Cimavilla Via Cadore-Mare - Cimavilla 720 Diocesi di Vittorio Veneto
S. Andrea Apostolo Codognè Borgo Chiesa 2.650 Diocesi di Vittorio Veneto
S. Maria Assunta Codognè Roverbasso Via Chiesa, 4 620 Diocesi di Vittorio Veneto
S. Ulderico Vescovo Codognè Cimetta Via Chiesa, 2 1.096 Diocesi di Vittorio Veneto

...
Obrigado novamente pelos esclarecimentos. Então, para solicitar a certidão de Maria seria no mesmo local do Francesco e o mais inconveniente seria haver 4 paróquias, pois dificultaria um pouco mais a busca?
Langhedoc ha scritto:
giovedì 21 settembre 2023, 0:44
Per quanto riguarda le altre persone che stai cercando puoi essere un po’ più preciso e mettere per ognuno di loro la data di nascita approssimativa ed il luogo presunto di nascita?
E poi possiamo vedere questa lista di sbarco del 23 febbraio 1888?
Se hai altri documenti potresti condividerli?
Grazie
Grato pela atenção. Claro que pode ver a lista. Tenho duas listas, a do desembarque do navio e a da hospedaria dos imigrantes. A do navio está no link a seguir e é tão grande que o arquivo demora a carregar. Os nomes estão na página 132 e os números gerais deles são os 6756 e 6758:

http://imagem.sian.an.gov.br/acervo/der ... de0001.pdf

Também há um resumo destas informações aqui:
Immagine

Embora ali apareça que o Antonio tenha 20 anos, olhando tanto o documento do desembarque do navio quanto o da hospedaria me parece ser 30 anos na verdade.

O registro da hospedaria dos imigrantes se encontra no link abaixo. Eles aparecem na página 40 e seus números gerais são 6127 e 6128:

http://imagem.sian.an.gov.br/acervo/der ... de0005.pdf

O que é possível inferir é que Antonio Furlanetto deve ter nascido no ano de 1858 e a Anna Vicenzotti deve ter nascido em 1865. A única pista é de que a procedência deles é de Genoa. De documentos aqui do Brasil, encontrei registros de batismo e óbito de seus filhos e de nascimento de netos. A maioria não menciona nada mais do que seus nomes e alguns mostram que são da Itália. Não especificam locais ou dão alguma informação complementar. Procurei em cartórios, mas ainda não consegui encontrar os registros de óbitos deles e pelo que parece devem ter se casado na Itália, mas não aqui.

Sobre os Carulla (ou Carulli), fiz um requerimento para saber informações sobre Antonio Carulla e Jacyntha Carulla para descobrir se há algum antepassado italiano, mas ainda não obtive resposta do cartório. Com as informações que tenho, neste momento estou me focando primeiro nos Antoniolli e também nos Pujat e tentando desvendar a origem dos Furlanetto e Vicenzotti para ter outra opção. Dependendo do que encontrar sobre os Carulla também irei me aprofundar nas buscas depois.

Muito obrigado pela paciência de todos vocês em emprestar suas experiências e sabedorias para me ajudar. Fico muito agradecido.

cannella55
Collaboratore
Collaboratore

Messaggio da cannella55 »

Una origine genovese? Mah, dubito, che i cognomi che citi siano presenti sul territorio.
Dove hai trovato questa informazione?
Sembrano dell'est dell'Italia, tipo Veneto o zone limitrofe

https://www.cognomix.it/mappe-dei-cogno ... FURLANETTO
ATTUALE diffusione del cognome FURLANETTO, pochissimi, ma ci sono in Liguria e potrebbe essere un grande aiuto!!

https://www.cognomix.it/mappe-dei-cogno ... VICENZOTTI
Stessa cosa per il cognome VICENZOTTI, attualmente NESSUNO in Liguria

https://www.cognomix.it/mappe-dei-cogno ... ni/PUJATTI
Pujat sembra non esistere attualmente, 1 sola famiglia in Liguria, al momento

Nel riassunto che hai messo, se non capisco male, il porto di entrata sarebbe NAPOLI; mentre nella distinta dei nomi, il porto di imbarco sarebbe Genova.Non so se la nave facesse scalo anche a Napoli, dopo essere partita da Genova ed ora non ho tempo di approfondire questo aspetto.
Il signor Furlanetto aveva 30 anni, non 20

patantonioli
Livello1
Livello1

cannella55 ha scritto:
giovedì 21 settembre 2023, 8:58
Una origine genovese? Mah, dubito, che i cognomi che citi siano presenti sul territorio.
Dove hai trovato questa informazione?
Sembrano dell'est dell'Italia, tipo Veneto o zone limitrofe

https://www.cognomix.it/mappe-dei-cogno ... FURLANETTO
ATTUALE diffusione del cognome FURLANETTO, pochissimi, ma ci sono in Liguria e potrebbe essere un grande aiuto!!

https://www.cognomix.it/mappe-dei-cogno ... VICENZOTTI
Stessa cosa per il cognome VICENZOTTI, attualmente NESSUNO in Liguria

https://www.cognomix.it/mappe-dei-cogno ... ni/PUJATTI
Pujat sembra non esistere attualmente, 1 sola famiglia in Liguria, al momento

Nel riassunto che hai messo, se non capisco male, il porto di entrata sarebbe NAPOLI; mentre nella distinta dei nomi, il porto di imbarco sarebbe Genova.Non so se la nave facesse scalo anche a Napoli, dopo essere partita da Genova ed ora non ho tempo di approfondire questo aspetto.
Il signor Furlanetto aveva 30 anni, non 20
Obrigado por me responder.

Concordo totalmente com você. O que o documento mostra é que a procedência dos imigrantes é de Genoa e que a entrada no navio foi em Nápoles. Essa é a única informação que existe sobre os Furnaletto e Vicenzotti. Os documentos no Brasil no máximo dizem que vêm da Itália.

No caso dos Antoniolli e Pujat alguns registros de filhos e netos ao menos diziam que eram de Veneza ou da Itália e foi uma pista importante para saber a região. Não encontrei os documentos de imigração, mas não duvido que tenham partido de Nápoles, por exemplo.

No caso dos Furlanetto e Vicenzotti, o cognomix aponta a incidência maior dos sobrenomes me Veneto e Friuli-Venezia Giulia e é bem possível se tenham saída de lá para Genoa ou Nápoles para embarcarem no navio. O que poderia aparecer de mais útil seria um registro de casamento deles para fornecer maiores informações sobre o casal.

Se você também achou que o Antonio Furlanetto tem 30 anos, então deve ser isto mesmo.

mmogno
Collaboratore
Collaboratore

Messaggio da mmogno »

Per caso sai i nomi dei genitori di Anna Vicenzotti?
🇺🇦 Slava Ukraine! 🇺🇦
🎗🇮🇱תחי ישראל🇮🇱🎗

patantonioli
Livello1
Livello1

mmogno ha scritto:
giovedì 21 settembre 2023, 15:44
Per caso sai i nomi dei genitori di Anna Vicenzotti?
Não sei. Nos registros de batismos de seus filhos apenas constam os nomes dois pais, que são eles. Nos registros de nascimento de seus netos somente constam os nomes dos pais e dos avós que também são eles.

Procurei pelos registros de óbitos deles, assim como de casamento (embora acredite que tenhamos e casado na Itália), mas não apareceu nada. Eu sei que eles desembarcaram no Rio de Janeiro/RJ e foram para São Paulo/SP. De lá foram viver a vida em Brotas/SP e tiveram os filhos nesta cidade. Estou aguardando respostas do cartório de lá para me informarem sobre alguns registros dos Carulla, sobre a Thereza Furlanetto (filha de Antonio e Anna) e se há registro dos óbitos deles. O problema é que são muito lentos e ainda nem me responderam.

cannella55
Collaboratore
Collaboratore

Messaggio da cannella55 »

Veneti partiti da Napoli?
Improbabile, ma non impossibile
Con così poche informazioni, risulta difficile dare un aiuto
Non ho seguito tutta la discussione, andrò a riprendere i punti essenziali,ma se gli altri collaboratori non hanno trovato molto, dubito, che ci riuscirò io.

mmogno
Collaboratore
Collaboratore

Messaggio da mmogno »

Negli anni 1880 ci sono a Gaiarine e a Sacile dei matrimoni Furlanetto-Vicenzotto, ma non ho trovato quello di Antonio con Anna. Purtroppo però le raccolte dei registri di Gaiarine sono lacunose.
🇺🇦 Slava Ukraine! 🇺🇦
🎗🇮🇱תחי ישראל🇮🇱🎗

Rispondi